Mostra eu, o outro e nós – Programação completa

A Mostra eu, o outro e nós é voltada a estudantes do Ensino Fundamental I (7 a 10 anos). As atividades abordam questões sobre identidade a partir das construções da língua portuguesa presentes nas dinâmicas históricas e sociais do bairro da Luz e da valorização da diversidade cultural formada, também, pela migração presente no território.

Local: Saguão da Estação da Luz – Praça da Luz, s/n – São Paulo
Toda a programação é gratuita

CONTATO: museudalinguaportuguesa.edu@gmail.com

30 de agosto

10h – Amal
Com Livia Carmargo e Oula A-Saghi
Adaptação do livro homônimo, “AMAL – e a viagem mais importante de sua vida” conta a história de uma criança que sozinha precisa cruzar mares e fronteiras.

13 de setembro
10h – Poesia na cidade

Com Jeronimo Bitencourt
A vivência propõe uma redescoberta da vizinhança através da relação poesia, corpo e espaço. A partir da experiência do parkour, os participantes são convidados a interferirem na paisagem com poemas que ressaltam a relação do corpo com tudo que o cerca.

27 de setembro

10h – Mala de Ébano
Com Mariana Per
Em “Mala de Ébano”, Mariana é uma viajante que passou por vários povos africanos procurando conhecer mais sobre a história de seus ancestrais, das menores aldeias aos grandes impérios africanos.

11 de outubro

10h – As Línguas Gerais Indígenas Tupi Guarani e o Português Brasileiro
Com Patrícia Veiga
A partir de palavras das línguas gerais indígenas tupi guarani, são traçadas relações com o português brasileiro e reveladas histórias dos povos originais do Brasil.

25 de outubro

10h – Entrevista show com a dupla Peneira e Sonhador
Com DJ Eugênio Lima e a dupla Peneira e Sonhador
Dj Eugenio Lima entrevista Peneira e Sonhador, dupla de repentistas das ruas de São Paulo, investigando possíveis relações entre o repente e o hip-hop a partir a partir da improvisação do verso cantado. A dupla soma 20 anos de exercício poético pelas ruas da vida, realimentando a tradição oral da literatura de cordel.

8 de novembro

10h – Ateliê fôrma ñ é forma
Com Cia. Mungunzá- Leonardo Akio
Atividade de construção e intervenção gráfica temporária na Estação Luz com desenhos, formas, letras e palavras investigando a relação entre o corpo, a ocupação do espaço e a poesia.

22 de novembro

10h – Nós da Língua
Com Hélio Ramalho
Nove países ou territórios têm a língua portuguesa como idioma oficial. Em comum, todos são países costeiros, já que a língua portuguesa chegou pelo mar. Quem fala português no mundo? Quais são as paisagens, os cheiros e os sotaques que a língua portuguesa, com suas palavras, pode comunicar?