Mostra eu, o outro e nós – Programação completa

A Mostra eu, o outro e nós é voltada a estudantes do Ensino Fundamental I (7 a 10 anos). As atividades abordam questões sobre identidade a partir das construções da língua portuguesa presentes nas dinâmicas históricas e sociais do bairro da Luz e da valorização da diversidade cultural formada, também, pela migração presente no território.

Local: Saguão da Estação da Luz – Praça da Luz, s/n – São Paulo
Toda a programação é gratuita

CONTATO: museudalinguaportuguesa.edu@gmail.com

 

30 de agosto 

10h – Amal
Com Livia Carmargo e Oula A-Saghi
Adaptação do livro homônimo, “AMAL – e a viagem mais importante de sua vida” conta a história de uma criança que sozinha precisa cruzar mares e fronteiras.

 

13 de setembro
10h – Poesia na cidade

Com Jeronimo Bitencourt
A vivência propõe uma redescoberta da vizinhança através da relação poesia, corpo e espaço. A partir da experiência do parkour, os participantes são convidados a interferirem na paisagem com poemas que ressaltam a relação do corpo com tudo que o cerca.

 

27 de setembro

10h – Mala de Ébano
Com Mariana Per
Em “Mala de Ébano”, Mariana é uma viajante que passou por vários povos africanos procurando conhecer mais sobre a história de seus ancestrais, das menores aldeias aos grandes impérios africanos.

 

11 de outubro 

10h – As Línguas Gerais Indígenas Tupi Guarani e o Português Brasileiro
Com Patrícia Veiga
A partir de palavras das línguas gerais indígenas tupi guarani, são traçadas relações com o português brasileiro e reveladas histórias dos povos originais do Brasil.


25 de outubro 

10h – Entrevista show com a dupla Peneira e Sonhador
Com DJ Eugênio Lima e a dupla Peneira e Sonhador
Dj Eugenio Lima entrevista Peneira e Sonhador, dupla de repentistas das ruas de São Paulo, investigando possíveis relações entre o repente e o hip-hop a partir a partir da improvisação do verso cantado. A dupla soma 20 anos de exercício poético pelas ruas da vida, realimentando a tradição oral da literatura de cordel.

 

8 de novembro 

10h – Ateliê fôrma ñ é forma
Com Cia. Mungunzá- Leonardo Akio
Atividade de construção e intervenção gráfica temporária na Estação Luz com desenhos, formas, letras e palavras investigando a relação entre o corpo, a ocupação do espaço e a poesia.

 

22 de novembro 

10h – Nós da Língua
Com Hélio Ramalho
Nove países ou territórios têm a língua portuguesa como idioma oficial. Em comum, todos são países costeiros, já que a língua portuguesa chegou pelo mar. Quem fala português no mundo? Quais são as paisagens, os cheiros e os sotaques que a língua portuguesa, com suas palavras, pode comunicar?

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support