Museu da Língua Portuguesa estará na Bienal Internacional do Livro Rio

Museu da Língua Portuguesa, que está em reconstrução em São Paulo, leva sua experiência-símbolo e atividades educativas para a 18ª edição da Bienal Internacional do Livro, no Riocentro.

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro. Uma instalação audiovisual vai recriar a experiência-símbolo do Museu: a Praça da Língua, na 18ª Bienal Internacional do Livro, que começa no próximo dia 31.

A experiência imersiva conta com trechos clássicos de poesia, prosa e música produzidas em língua portuguesa – de Carlos Drummond de Andrade a Dorival Caymmi, passando por Fernando Pessoa, Nelson Rodrigues e Lamartine Babo –, interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele.

Seguindo o espírito que consagrou o Museu da Língua Portuguesa, as ações na Bienal reúnem tecnologia, literatura e interação com os diversos públicos, para celebrar esse idioma falado em nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste). O Museu está sendo reconstruído em São Paulo, depois do incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

O Museu da Língua Portuguesa na 18ª Bienal Internacional do Livro Rio é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, da EDP e do Grupo Globo.

O espaço também vai promover atividades educativas que celebram a língua portuguesa, em três eixos: suas origens e seus usos diversos, que fazem dos falantes também “autores” do idioma; as palavras como elementos visuais, a partir do idioma escrito; e a língua que se torna literatura. A programação educativa foi desenvolvida em parceria com a curadora do espaço infantil da Bienal do Livro, Daniela Chindler.

Museu está em reconstrução em São Paulo

O Museu da Língua está sendo reconstruído, em São Paulo, após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015. Estão em curso, atualmente, as obras de restauro da fachada e esquadrias. A inauguração está prevista para 2019. Seu acervo, o patrimônio imaterial da língua, continua sendo celebrado por meio de atividades como as realizadas durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho, quando foi montada pela primeira vez a instalação Praça da Língua. Em maio, no saguão da Estação da Luz, em São Paulo, foram realizadas atividades culturais para a celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Em 10 anos de funcionamento na Estação da Luz, em São Paulo, o Museu recebeu cerca de 4 milhões de visitantes (319 mil destes em ações educativas). Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores o Grupo Globo e o Grupo Itaú e o apoio do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.