Museu celebra Dia Internacional da Língua Portuguesa e leva seu acervo para Cabo Verde, Angola e Moçambique

Enquanto avança a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa – atualmente a obra está na segunda etapa, a restauração da cobertura –, ações culturais e educativas mantêm o acervo vivo e em comunicação com todos os públicos.

Dos dias 3 a 5 de maio, a Fundação Roberto Marinho, o Governo do Estado de São Paulo e parceiros da reconstrução – EDP, patrocinador máster do Museu, Grupo Globo e Itaú Cultural, patrocinadores – promovem um arco de comemorações para o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Serão três dias de programação cultural gratuita na Estação da Luz, com shows, apresentação de ‘slam’ (poesia falada), exposições, narração de histórias e oficinas de linguagens, entre outras atividades.

Também a partir de maio, o Museu da Língua Portuguesa vai percorrer Cabo Verde, Angola, Moçambique, com a exposição “A Língua Portuguesa em Nós”. Iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com coordenação da Expomus, a mostra faz um passeio pela história da língua portuguesa, o contato com outras línguas, a formação cultural brasileira.

A exposição – que será realizada nas cidades de Praia (Cabo Verde) e Luanda (Angola), em maio, e Maputo (Moçambique), em agosto – leva parte do acervo audiovisual do Museu: a Praça da Língua (experiência-símbolo do Museu, uma instalação audiovisual e imersiva com mosaico de músicas, poesias, trechos literários e depoimentos de língua portuguesa) e a área Música e Culinária, que aborda a relação entre língua, identidades e culturas. O visitante será convidado a participar da programação cultural organizada exclusivamente para cada país, deixar seu testemunho falado e, assim, ser também parte da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

A celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do Governo de São Paulo, com o apoio da EDP Brasil, Itaú Cultural e Grupo Globo. Já a exposição “A Língua Portuguesa em Nós” (a itinerância na África) é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com coordenação da Expomus.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support