Museu celebra os 50 anos do movimento hip-hop com sarau e suas exposições

Racionais MC’s, DJ Cinara, Rappin’ Hood, grafite e rappers lusófonos são destaques desta programação 

Em agosto de 1973, nas ruas do Bronx, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, surgia o movimento hip-hop, que revolucionaria a arte em todo o mundo. No Brasil, o estilo chegou e se desenvolveu a partir da década de 1980, principalmente na capital paulista, sendo hoje parte indissociável da cultura da cidade. Para comemorar os 50 anos do movimento hip-hop, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, promove mais uma edição do Sarau Hip-Hop no Museu. Além disso, a exposição principal e a atual mostra temporária do Museu, a Essa nossa canção, também destacam o rap e o grafite, dois elementos fundamentais desta cultura. 

No dia 26 de agosto (sábado), o rapper e MC Xis comanda o Sarau Hip-Hop no Museu, encontro mensal no Saguão Central da Estação da Luz para quem gosta de rap, break (estilo de dança) e a arte do grafite. Em sua quinta edição, ele vai receber a DJ Cinara e o dançarino Danilo Kapela. Além disso, grafites de Fabiano Minu estarão expostos. O evento é gratuito e vai acontecer das 12h às 14h. 

Em cada uma das edições do Sarau, Xis convida artistas da cena hip-hop, principalmente paulistana. Vale lembrar que foi em São Paulo, primeiramente na periferia da cidade e depois no centro da capital paulista, que este movimento ganhou corpo e forma no Brasil. Nos anos 1980, MCs, DJs, grafiteiros e dançarinos de break se encontravam na estação São Bento do metrô para trocar fitas cassetes com músicas de artistas norte-americanos gravadas e apresentar o que estavam produzindo. 

Hip-hop nas exposições
Na mostra temporária Essa nossa canção, que aborda a riqueza e a diversidade da língua portuguesa na canção popular brasileira, um dos destaques é versão de fãs dos Racionais MC’s para o rap Diário de um detento. Na experiência Recados da Língua, presente na segunda sala da mostra, eles aparecem em um monitor de tamanho real cantando a faixa de mais de sete minutos à capela na íntegra. Sem a batida característica deste gênero musical, o visitante tende a prestar mais atenção nos versos cortantes escritos por Mano Brown e Josemir Prado. 

O rap também se faz presente na experiência sonora e imersiva Palavras Cantadas, na qual 54 canções parecem conversar entre si. Salve, de Mano Brown, é uma das faixas utilizadas por Alê Siqueira, criador da obra. Já na sala Uma Caneta e um Violão, o público encontra manuscritos das composições dos raps No meu nome, de Don L e Nego Gallo, e Us mano e as mina, de Xis. 

Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria especial de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, a exposição temporária Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.      

Já na exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, o hip-hop aparece em diversas experiências a fim de mostrar como este movimento também influencia o modo que nos expressamos. 

Na linha do tempo Português do Brasil, que narra a história do português falado no Brasil, é possível assistir a uma apresentação dos Racionais MC’s, interpretando Negro Drama, em uma das telas interativas. Na experiência audiovisual Praça da Língua, o rapper Rappin’ Hood declama o poema Epigrama, de Gregório de Matos.  

Nas telas interativas do Nós da Língua, experiência que aborda a língua portuguesa falada em outros territórios ao redor do mundo, como Angola, Portugal e Timor Leste, o visitante tem acesso a mini biografias de artistas de rap de países africanos, como é o caso dos moçambicanos Dama do Bling e Azagaia. Por fim, o grafite de GG, do grupo Sustos, é refletido na Rua da Língua, um mural de 106 metros onde manifestações da língua portuguesa na rua são exibidas.  

SERVIÇO
5º Sarau Hip-Hop no Museu    
Dia 26 de agosto (sábado), das 12h às 14h  
No Saguão Central da Estação da Luz   
Grátis     

Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados        
Acesso pelo Portão A                 
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet                 
 

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support