Museu celebra um ano de reabertura com entrada gratuita e show de Tulipa e Gustavo Ruiz no dia 31 de julho

No fim de semana do aniversário a entrada será livre para todos os públicos. Já os ingressos para a apresentação serão distribuídos a partir das 11h do domingo 

O Museu da Língua Portuguesa comemora um ano de sua reabertura no próximo domingo, dia 31 de julho. E para celebrar esta data contará com uma apresentação gratuita da cantora Tulipa Ruiz e seu irmão, o músico Gustavo Ruiz. E o melhor: além do show, a entrada para o museu será gratuita tanto no sábado (30) quanto no domingo (31). 

Tulipa e Gustavo vão se apresentar diretamente da Praça da Língua, um dos locais da mostra principal do Museu da Língua Portuguesa. Nesta performance de voz e violão, ela vai revisitar faixas de seus quatro álbuns (“Efêmera”, “Tudo Tanto”, “Dancê” e “Tu”) – algumas surpresas também são esperadas. A performance vai começar às 12h. Os ingressos, limitados à lotação do espaço, serão distribuídos gratuitamente a partir das 11h, na bilheteria do Portão A por ordem de chegada.  

Também como parte da comemoração do aniversário de reabertura, a entrada no Museu da Língua Portuguesa será gratuita por todo o fim de semana. Além do sábado (30), que tradicionalmente já tem entrada grátis, o mesmo acontecerá no domingo (31). Para evitar filas na entrada do Museu, a dica é emitir o ingresso antecipadamente pelo Sympla (veja o link abaixo, no serviço).  

“Nesse primeiro ano de retorno às atividades, pudemos retomar a dimensão da língua portuguesa como patrimônio, aprofundando várias questões contemporâneas da nossa exposição principal nas mostras temporárias e atividades. Tem sido muito gratificante ver nossas exposições cheias, criando diálogos com diferentes públicos”, afirma Renata Motta, diretora-executiva do Museu da Língua Portuguesa. “Também conseguimos estabelecer uma relação muito mais potente com o território em que o Museu está inserido, e que tem tantos desafios sociais”, completou. 

DESTAQUES
Desde a sua reabertura, o Museu da Língua Portuguesa recebeu mais de 260 mil visitantes, que, ao longo deste período, puderam se admirar com a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e no mundo por meio de sua exposição principal e também em mostras temporárias como a Língua Solta (de julho a setembro de 2021) e Sonhei em português! (de novembro de 2021 a junho de 2022). Em breve, será inaugurada a mostra Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que vai falar sobre as línguas e as culturas indígenas brasileiras.   

O retorno foi marcado pela expansão física do Museu, que passou a realizar atividades no Saguão B e no saguão central da Estação da Luz. De instalações, como O Conto da Ilha Desconhecida, em homenagem ao escritor português José Saramago, a oficinas voltadas para o público infantil no Estação Férias e saraus, boa parte deles comandado pelo ativista cultural Sérgio Vaz. 

Ao todo, foram 40 eventos promovidos pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural do Museu, com destaque para as celebrações do Dia da Língua, em maio de 2022. Presencial, o evento reuniu mais de 25 personalidades, entre artistas, escritores e pesquisadores, incluindo Lia de Itamaracá, Milton Hatoum, Ailton Krenak e Pilar del Río, que, por três dias, debateram a potencialidade e os desafios da língua portuguesa. Diretor artístico desta programação, o cineasta Felipe Hirsch prepara um documentário sobre essa celebração. 

Aconteceram ainda parcerias com a editora Companhia das Letras para celebrar a obra de Saramago e com a Bienal Internacional do Livro – o Museu realizou duas mesas de debate, sendo uma em seu Auditório, dentro da programação do evento literário, com a presença do angolano Kalaf Epalanga, do timorense Luís Cardoso e dos brasileiros Cristino Wapichana e Cacá Machado.  

O Núcleo Educativo também teve uma atuação bastante ativa no último ano, encerrando o período com 30.610 atendimentos, entre presenciais e virtuais. Esses atendimentos acontecem por meio de visitas mediadas ao prédio da Estação da Luz ou à exposição principal, até intervenções na Estação da Luz, quando os educadores propõem jogos linguísticos a quem passa por lá.  

Uma das novidades do Museu da Língua Portuguesa pós-reabertura, o Centro de Referência, setor responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais do acervo da instituição, também programou várias ações. Um dos destaques foi o I Seminário Internacional Viagens da Língua: multilinguismo no mundo lusófono, reunindo palestrantes, mediadores e artistas se apresentando a partir de Moçambique, Angola, Argentina, Cabo Verde, Timor Leste e Brasil, entre outros países.  

O Centro de Referência ainda realizou 1.300 atendimentos ao público, permitindo a consulta ao acervo bibliográfico e museológico do Museu e a utilização de sua sala, que fica no térreo, próximo ao Pátio B, para pesquisa, estudos e trabalho.  

O Museu da Língua Portuguesa também mirou suas ações para o território em que está inserido, em meio aos bairros da Luz, de Santa Efigênia, Campos Elíseos e Bom Retiro, no centro da capital paulista. A Articulação Social do Museu traçou parcerias com grupos que atuam no território, como o Birico Arte, a ONG Mulheres da Luz, o Pão do Povo da Rua, o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e o Centro de Convivência É de Lei.  

Uma das ações de maior destaque foi a distribuição de cerca de 900 carteirinhas para o acesso gratuito ao Museu para trabalhadores da educação, assistência social, saúde, cultura e lazer e a agentes de atuação em coletivos e movimentos sociais por meio do Programa de Vizinhos do Museu da Língua Portuguesa. 

SERVIÇO  
Show de Tulipa Ruiz com Gustavo Ruiz
Dia 31 de julho, às 12h
Grátis (ingressos distribuídos a partir das 11h na bilheteria do Pátio A)
No Museu da Língua Portuguesa 

Exposição principal 
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)     
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)    
Grátis aos sábados
Grátis no dia 31 de julho (domingo) 
Grátis para crianças até 7 anos     
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)     
Ingressos na bilheteria ou pela internet     
 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support