Museu da Língua Portuguesa ganha nova diretora técnica

Roberta Saraiva Coutinho assume a instituição a partir de outubro 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, ganha uma nova diretora técnica a partir de outubro de 2023: a historiadora Roberta Saraiva Coutinho, que já foi diretora do Museu Lasar Segall (2004-2009) e curadora de exposições como Saul Steinberg – As aventuras da linha e Calder no Brasil, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e pela Câmara Brasileira do Livro.  

Nos últimos anos, ela vinha atuando na produção executiva de grandes exposições internacionais realizadas no Brasil, entre as quais Guerra e Paz, de Portinari (2010-2014), Impressionismo – Paris e a Modernidade – Obras primas do Museu d’Orsay (2012-2013), Picasso e a Modernidade Espanhola (2015) e Paul Klee equilíbrio instável (2019).   

Ela assume o novo cargo a partir de outubro. A Diretoria Técnica do Museu da Língua Portuguesa envolve a coordenação de exposições, programação cultural, ação educativa, pesquisa e salvaguarda. A função vinha sendo exercida pela historiadora Marília Bonas, que vinha acumulando também a direção técnica do Museu do Futebol. Com a chegada de Roberta, cada museu passa a ter uma diretoria técnica própria, justamente no momento de retomada da atividade cultural no país no pós-pandemia.   

“O Museu da Língua é uma instituição pública, com forte comprometimento com uma pauta de acessibilidade, inclusão e de respeito à diferença que pode e deve servir de inspiração para outras instituições no Brasil e no exterior”, afirma Saraiva. “Me identifico, me comprometo e quero trabalhar no sentido da ampliação destas diretrizes já estabelecidas pela gestão vigente”, completa.  

Tanto o Museu da Língua Portuguesa quanto o Museu do Futebol são instituições da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e são geridos pela organização social IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support