Museu da Língua Portuguesa lança seus primeiros ODAs – Objetos Digitais de Aprendizagem

Projeto será apresentado no dia 27 de agosto, no Auditório da instituição, e ficará disponível para professores e alunos de todo o país 

O Museu da Língua Portuguesa lança no dia 27 de agosto o projeto Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem. Produzido pelo Lab_Língua Portuguesa, frente de difusão do Centro de Referência da instituição, o material consiste em duas produções audiovisuais e um caderno de apoio voltado para professores e estudantes.  

A proposta dos vídeos é falar sobre a diversidade da língua portuguesa, focando na variedade linguística encontrada em diferentes estados e até mesmo entre aqueles que passam pela Estação da Luz, sede do Museu. Eles trazem também perguntas e provocações que tratam da formação do português no Brasil.  

Assim, permitirão abordagens diferentes no ensino do idioma em sala de aula, demonstrando que há formas de comunicação e escrita que vão além da chamada norma padrão, adaptando-se conforme o contexto e as situações vivenciadas pelos próprios alunos, seja no ambiente escolar, nas festas que frequentam ou dentro de casa. 

Apresentado pelo slammer, ator e MC Lucas Afonso, do elenco das séries Sintonia e Irmandade, ambas do Netflix, os vídeos têm edição rápida e dinâmica, com características semelhantes ao que é visto em redes sociais como o TikTok, popular entre os adolescentes. Além disso, diversos grupos sociais do Brasil, entre negros, indígenas, idosos, artistas e comunidade LGBTQIA+, estão representados nas duas produções audiovisuais. 

Já no caderno de apoio encontram-se orientações para uso dos vídeos nos espaços de educação, com sugestões de atividades, planos de aula e conteúdos relacionados à temática tratada, potencializando o poder criativo dos professores. As informações contidas neste caderno foram construídas em colaboração com professores e formadores de língua portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 

A partir das discussões e reflexões levantadas no material, o projeto propõe que os alunos e professores desenvolvam trabalhos, em formatos de podcasts, vídeos, textos e dicionários, que tratem da diversidade e representação das identidades nas formas de falar e os compartilhem com o Museu. Os trabalhos poderão ser selecionados para divulgação no site da instituição, podendo, assim, ser acessados por outros estudantes e professores, estimulando a produção e a troca com alunos e alunas de diferentes regiões do país. 

A primeira edição do projeto Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem foi desenvolvido em parceria com professores da cidade de São Paulo e concebido a partir da experiência Falares, presente na exposição principal do Museu da Língua Portuguesa. Nesta instalação, com curadoria assinada pelo escritor Marcelino Freire e pela slammer Roberta Estrela D’Alva, a diversidade da língua portuguesa encontrada no Brasil é enaltecida por meio de dezenas de pessoas, de diferentes idades e origens, que, em nove totens de tamanho real espalhados pelo espaço localizado no terceiro andar, falam sobre suas vivências e de sua relação com o idioma.  

Além de anônimos, surgem brasileiros conhecidos nesta experiência, como as cantoras Alcione e Lia de Itamaracá, o ator João Miguel e o poeta Miró da Muribeca. A experiência Falares é uma das novidades do novo Museu, reaberto em julho de 2021. 

No dia do lançamento do ODA, que irá acontecer no Auditório do Museu, das 9h às 10h30, será apresentado um pouco do processo de concepção e construção coletiva e colaborativa destes materiais. Além disso, educadores e alunos que participaram de atividades desenvolvidas em sala de aula darão depoimentos sobre o impacto e os resultados obtidos a partir da aplicação deste material nas escolas. 

Em virtude deste evento, no dia 27 de agosto, as primeiras sessões do Auditório e da Praça da Língua, atrações da exposição principal, serão suspensas. As atividades desses dois espaços voltarão a funcionar normalmente a partir das 11h. 

Todo o material ficará disponível gratuitamente no site do Museu da Língua Portuguesa a partir do dia 27, após o seu lançamento. 

O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa é apresentado pela EDP. O projeto “Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem do Museu da Língua Portuguesa” é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo. 

SERVIÇO  
Lançamento de Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem
Dia 27 de agosto (sábado), das 9h às 10h30
No Auditório do Museu da Língua Portuguesa
Grátis (o evento é destinado a convidados, mas estará aberto aos visitantes que queiram prestigiá-lo) 

Exposição principal 
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)     
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)     
Grátis para crianças até 7 anos     
Grátis aos sábados     
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)     
Ingressos na bilheteria ou pela internet     

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78   

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support