Museu da Língua Portuguesa lança vídeo-visita com a Pinacoteca, durante Semana Nacional de Museus

Vídeo apresenta obras das duas instituições vizinhas. Programação da semana também inclui mesa redonda sobre o potencial transformador dos museus no território e lançamento de livro digital sobre experiências educativas na pandemia 

Durante a 20ª Semana Nacional de Museus, que, em 2022, acontece entre 16 e 22 de maio com o tema “O Poder dos Museus”, o Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo, promove três atividades especiais virtuais, uma delas em parceria com a Pina, que visam mostrar a importância desses espaços para a sociedade. São um vídeo, um debate e um livro que salientam o poder transformador de museus na comunidade em que estão inseridos.

Vídeo-visita
No dia 18 de maio (quarta-feira), o Museu da Língua Portuguesa, em parceria com a Pina, lança o vídeo-visita “A Cidade em Palavras e Imagens”. O projeto, idealizado pelos núcleos educativos de ambas as instituições, propõe um olhar sobre a cidade a partir das informações contidas na paisagem urbana, questionando de que forma elas podem aproximar ou afastar as pessoas de determinados espaços ou territórios.  

O ponto de partida são as obras dos acervos de ambos os museus, que, inclusive, são vizinhos – os dois estão localizados no bairro da Luz, no centro de São Paulo. Do Museu da Língua Portuguesa, por exemplo, são captados o pixo de GG, do grupo Sustos, e o poema “Cidade City Cité”, de Augusto de Campos. Da Pina, por sua vez, “Prestes Maia 47”, de Julio Bittencourt, e “Sem Título (Um Passo à Frente e uma Vida Acima das Expectativas)”, de Ricardo Barcellos, são destacadas. Trabalhos do artista Daniel Merlim, presente em ambas as instituições, também estão na produção. 

O vídeo-visita, que tem cerca de 25 minutos de duração, estará disponível nos canais do YouTube do Museu da Língua Portuguesa e da Pina.  

Debate
No dia 16 de maio (segunda-feira), das 14h às 16h, acontece a mesa redonda “O poder transformador dos museus a partir dos 50 anos da Declaração de Santiago”. A carta de 1972 lançou as bases para o alargamento da dimensão social dos museus, passando a defender que o território e seus habitantes têm papel fundamental na construção colaborativa e participativa das memórias.  

O impacto dos museus no desenvolvimento da comunidade local, o conceito de “museu cidadão” e as adaptações necessárias para a implantação de um museu em uma determinada sociedade serão alguns temas abordados no evento, que será transmitido pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa. Sem a necessidade de inscrição prévia, é destinado a profissionais de museus, especialistas, estudantes do campo museal e demais interessados. 

Participam Marília Bonas (diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa), Maurício Rafael (assessor técnico de Diretoria do IDBrasil, organização social que gerencia o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa), Camilo de Mello Vasconcellos (professor do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo) e Suzy da Silva Santos (da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa).  

Livro
No dia 17 de maio (terça-feira) será lançado o livro “Diálogos em Campo: experiências educativas em museus durante a pandemia”, em parceria com o Museu do Futebol. Organizado por Fernando Almeida, Ialê Cardoso e Marcelo Continelli, a coletânea de textos tem como objetivo deixar um legado histórico do que representou a pandemia no âmbito do impacto da relação com os públicos, assim como no complexo processo de refinamento e reafirmação das dinâmicas de interação com os visitantes. 

A obra, organizada pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, estará disponível gratuitamente em PDF nos sites do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa. 

SERVIÇO
Mesa redonda “O poder transformador dos museus a partir dos 50 anos da Declaração de Santiago”
Dia 16 de maio (segunda-feira), das 14h às 16h
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis (sem necessidade de inscrição prévia) 

Livro “Diálogos em Campo: experiências educativas em museus durante a pandemia”
Dia 17 de maio
Nos sites do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol
Grátis 

Vídeo-visita “A Cidade em Palavras e Imagens”
Dia 18 de maio (quarta-feira)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa e da Pina
Grátis 

Translate »
Pular para o conteúdo