Museu da Língua Portuguesa no Festival de Rua Que Bom Retiro

Transcrição do vídeo

O Bom Retiro é um bairro multicultural. Ele é um bairro que, historicamente, foi recebendo camadas de imigrantes. O Museu sempre procurou fazer parte da vida desse bairro. A gente traz esses jogos para que as pessoas parem e percebam como é que a língua se constrói todo dia.

Fazer as pessoas refletirem sobre a origem das palavras, das expressões, faz uma ponte com a história que se passou aqui, no Brasil e na cidade de São Paulo.

Você tem muito paulista. Onde eu moro, todo mundo fala “ôxe”.

– O pessoal fora, não sabe usar. Fora de Salvador… não sabe usar direito, que era o “lá ele”.
– “Lá ele”. É!
– Hoje em dia, nem usam tanto mais.
– “Lá ele”. Tem vários significados, “lá ele”.

“Desabestado”, uma pessoa que não consegue fazer nada certo.

– Já ouviu falar nessa língua? Quicongo é uma língua africana.
– Esse é um jogo chamado piquenique de palavras.

Acho que chamar a atenção do povo sobre a leitura. Porque a leitura é uma maneira de você conhecer e saber discernir o certo do errado. E você também conhecer outros lugares sem estar lá.

É bem legal. A gente tava assim, eles descobrindo as nossas expressões regionais – nós somos de Salvador –, e a gente também descobrindo algumas expressões regionais aqui de São Paulo.

Coisas que a gente vê ali, que eu não fazia a mínima ideia do que é, e aí a gente vê que a gente usa aquilo de outra forma. Acho isso bem interessante, né?

É, então, as transformações, as mudanças regionais que tem das palavras.

É uma língua falada em vários países da África, no Brasil, em Portugal, com alguns dialetos diferentes, e é a cultura do povo brasileiro, né?

Tem, ali, uma série de informações, mas que elas despertam, em você, a reflexão, a lembrança de outras palavras, ou que você ouviu de seus pais ou de outras pessoas, de outros lugares do país. Então, é uma troca, assim… estimula, né?

O mesmo o princípio do Museu continua vivo aqui, né?

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support