Museu da Língua Portuguesa promove encontros para discutir o papel do Educador em Museus

O Museu da Língua Portuguesa – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – por meio do seu Centro de Referência de Educação em Museus, promoverá, nos dias 27 de outubro e 23 de novembro, encontros sobre o papel do educador das instituições museológicas em continuidade às discussões iniciadas no I Encontro de Educadores dos Museus realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em agosto, no Catavento Cultural.

As apresentações contarão com a participação de profissionais da área de Educação museológica debatendo com o público a profissionalização e formação do educador em museus e serão sediados no auditório do Museu do Futebol, localizado na Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP.

No primeiro encontro, no dia 27 de outubro (quinta-feira), a partir das 15h00, serão oferecidas duas palestras tendo como foco o histórico da Educação em Museus e o papel desempenhado pelos educadores ao longo do tempo, até o contexto atual. Com o tema Na ‘floresta de símbolos’: o museu como lugar da conhecibilidade sensível inteligível, Rita Bredariolli, Doutora em Artes com linha de pesquisa em Teoria, iniciará a apresentação. Seguida pela historiadora, Valéria Alencar, que possui mestrado em Artes Visuais e doutorado em Arte educação pela UNESP, abordando a Mediação Cultural como proposta educativa: conceituação, história e contaminações.

As inscrições para a palestra do dia 27 de outubro já estão abertas e devem ser realizadas pelo e-mail centro@museulp.org.br. As informações sobre o programa e o início das inscrições para o encontro de 23 de novembro serão anunciadas em breve.

Encontro “Educador em Museus – panorama histórico e contexto atual”

Dia: 27 de outubro
Horário: 15h00 às 17h00
Local: Auditório do Museu do Futebol – Praça Charles Miller S/N
Estádio do Pacaembu – São Paulo, SP
Inscrições: centro@museulp.org.br
160 VAGAS DISPONÍVEIS

Sobre o Museu da Língua Portuguesa

As instalações do Museu da Língua Portuguesa foram atingidas por um incêndio de grandes proporções no dia 21 de dezembro de 2015, o que obrigou o fechamento do espaço para a visitação pública. Entretanto, a instituição continua viva, promovendo ações educativas e exposições itinerantes.

Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social IDBrasil, com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa no menor prazo possível. Com esse mesmo objetivo, em 21 de março, o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho deram início a uma articulação junto à iniciativa privada para formar uma aliança solidária em apoio à reconstrução e restauro das áreas afetadas pelo incêndio, contemplando, também, atualizações da concepção curatorial, expográfica e do projeto de acessibilidade.

Ainda no âmbito do convênio firmado, foram realizadas ações emergenciais no prédio histórico da Estação da Luz, onde o museu funciona, a fim de preservar o conjunto arquitetônico protegendo das chuvas e retirando os escombros para liberar os espaços para os trabalhos de restauro e recuperação.

Sobre o Centro de Referência de Educação em Museus

O Centro de Referência de Educação em Museus do Museu da Língua Portuguesa é a área do museu responsável em promover a troca de experiências de projetos e ações educativas bem-sucedidos, em museus brasileiros e em outras instituições culturais, afim de auxiliar na formação continuada e na profissionalização daqueles que atuam como mediadores culturais.

Anualmente o Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, lança publicações com textos produzidos por visitantes convidados pelo Museu e outros profissionais da área de Educação em Museus.