Museu da Língua Portuguesa terá exposição na Bienal do Livro de São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresentará a exposição “Menas: O Certo do Errado, o Errado do Certo”, ao longo da Bienal Internacional do Livro de São Paulo deste ano.

A mostra é composta por painéis do módulo “Cem erros nossos de cada dia” da exposição temporária “Menas, o Certo do Errado, o Errado do Certo”, que esteve em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em 2010. Criados pelos linguistas Ataliba Teixeira de Castilho e Eduardo Calbucci, os painéis apresentam 100 erros que cometemos com certa frequência e que, muitas vezes, não nos damos conta. Apontando a forma culta, mas com humor, o visitante irá memorizar facilmente a forma correta de se falar ou escrever aquela frase, e se divertir aprendendo caso não tenha se dado conta dos seus (eventuais) erros.

“Minha moto é igual aquela que você comprou”; “Adoro sanduíche de mortandela”; Eu quebrei meu óculos”; “Parem de zuar aí no fundo da sala!” são alguns exemplos de erros comuns dentre os 100 que estarão retratados na mostra. Especialmente para a ocasião, o Canal Futura cedeu vinhetas inspiradas na exposição e que serão exibidas no mesmo espaço.

A iniciativa é da Câmara Brasileira do Livro (CBL) por meio da Comissão para Promoção de Conteúdo em língua portuguesa (CPCLP), em parceria com a EMS Farmacêutica.

O Museu da Língua Portuguesa estará presente também na atividade da Bienal do Livro “Salão de Ideias”, no dia 02 de setembro, das 11h às 12h, com participação de seu diretor, Antonio Carlos de Moraes Sartini, na palestra com o tema “A Exposição da língua portuguesa”.  A entrada para a palestra é gratuita para os visitantes da Bienal.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa

As instalações do Museu da Língua Portuguesa foram atingidas por um incêndio de grandes proporções no dia 21 de dezembro de 2015, o que obrigou o fechamento do espaço para a visitação pública. Entretanto, a instituição continua viva, promovendo ações educativas e exposições itinerantes.

Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social IDBrasil, com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa no menor prazo possível. Com esse mesmo objetivo, em 21 de março, o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho deram início a uma articulação junto à iniciativa privada para formar uma aliança solidária em apoio à reconstrução e restauro das áreas afetadas pelo incêndio, contemplando, também, atualizações da concepção curatorial, expográfica e do projeto de acessibilidade.

Ainda no âmbito do convênio firmado, foram realizadas ações emergenciais no prédio histórico da Estação da Luz, onde o Museu funciona, a fim de preservar o conjunto arquitetônico protegendo das chuvas e retirando os escombros para liberar os espaços para os trabalhos de restauro e recuperação.

Serviço:

Exposição “Menas: o Certo do Errado, o Errado do Certo”

De 26 de agosto a 04 de setembro de 2016

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana | São Paulo – SP

Localização:

Rua H20
Salão de Ideias
Palestra “Exposição da língua portuguesa”
02 setembro 2016, 11:00 às 12:00
Palestrantes: Antônio Carlos de Morais Sartini, Diretor, Museu da Língua Portuguesa
Daniel Rangel, Diretor Artístico, Curador do ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea
Susanna Florissi, Escritora, Professora Guiomar de Grammont, Dramaturga, Escritora.

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Informações: www.bienaldolivrosp.com.br