Saiba como foi a participação do Museu na Bienal Internacional do Livro

Pela primeira vez, o Museu da Língua Portuguesa esteve no Rio de Janeiro para participar da 18ª Bienal Internacional do Livro Rio, que aconteceu entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro.

O Museu, que está fechado desde dezembro de 2015 para reconstrução e restauro, disponibilizou aos visitantes uma programação que mesclou tecnologia, interação e atividades educativas sobre a língua portuguesa.
Em uma reprodução da “Praça da Língua”, experiência-símbolo do MLP, os visitantes puderam conferir trechos de poesia e música escritos por Carlos Drummond de Andrade, Dorival Caymmi, entre outros autores, nas vozes de personalidades como Matheus Nachtergaele e Maria Bethânia.

O público participou, ainda, de atividades educativas. Em “Palavras que nos definem”, por exemplo, os visitantes recebiam bonecos nos quais podiam escrever sobre si mesmo. Após o processo de produção, esses bonecos eram expostos e o objetivo era proporcionar a reflexão sobre o uso da palavra.

Foto: Marlon Falcão

Peças de roupas feitas em madeira mostravam a origem de termos utilizados para nomear o vestuário, na atividade “Palavras que vestimos”. A língua portuguesa é como um guarda-roupa. Para cada situação, utilizamos formas diferentes do idioma. A partir dessa ideia, iniciava-se uma conversa sobre os diferentes usos do idioma, suas adaptações e adequações.

Foto: Marlon Falcão

Outras duas atividades foram realizadas no espaço do Museu durante a Bienal: “Monte seu poema”, que estimulava a criação de um pequeno poema com palavras existentes em obras de autores brasileiros e “Como falamos”, com expressões populares usadas no português falado no Brasil e nos outros países falantes do idioma.

Todas as atividades seguiam o conceito trabalhado no próprio Museu: explorar a diversidade da língua portuguesa e a importância do falante na construção de seu próprio idioma.

A Bienal do Livro Rio, que neste ano recebeu aproximadamente 680 mil visitantes no Riocentro e é o maior evento literário do País, proporciona aos leitores conhecerem novos escritores, participarem de debates, palestras e, também, de atividades culturais que promovem a leitura. O evento ocorreu pela primeira vez em 1983 e, desde então, continua celebrando a leitura e a diversão, colocando pessoas em contato por meio de seu personagem principal: o livro.