Museu debate o tratamento da informação e salvaguarda de acervos dedicados a línguas

Promovido pelo Centro de Referência da instituição, encontro contará com a participação dos linguistas Sebastian Drude e Helder Perri Ferreira; a atividade gratuita acontece dia 30 de junho virtualmente 

O segundo encontro de Formação de acervos dedicados a línguas, promovido pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, vai acontecer no dia 30 de junho, às 15h, pelo Zoom. O evento vai abordar o tratamento da informação (catalogação, indexação etc.), articulando isso à preservação e às formas de difusão e comunicação. Quem quiser participar deve realizar a inscrição, gratuita, pelo Sympla. Após a realização da atividade, o vídeo do debate será disponibilizado nas redes do Museu, instituição do Governo do Estado de São Paulo. 

Os convidados serão os linguistas Sebastian Drude, bolsista do programa Heisenberg da DFG alemã, e Helder Perri Ferreira, doutor em linguística pela Universidade Radboud, em Nijmegen, nos Países Baixos. Os dois vão apresentar seus trabalhos nas áreas de documentação linguística, de modo que se possa criar aproximações e entender as particularidades entre essas experiências quanto ao tratamento da informação e salvaguarda de dados para finalidades de pesquisa, educação, cultura e desenvolvimento de políticas públicas. 

Este encontro faz parte do ciclo intitulado Formação de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos, realizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa em parceria com a Associação Brasileira de Linguística (Abralin), via o projeto Plataforma da Diversidade Brasileira. 

Em 28 de abril, aconteceu o primeiro encontro (intitulado Formação de acervos dedicados a línguas: coleta e registro). O terceiro encontro (Formação de acervos dedicados a línguas: usos possíveis) acontecerá em agosto. 

Serviço
Formação de acervos dedicados a línguas: tratamento da informação e salvaguarda (segundo encontro do ciclo “Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos”)
Dia 30 de junho, das 15h às 17h
Pelo Zoom (o link será enviado após a inscrição)
Inscrição pelo Sympla

 

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo   
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis aos sábados   
Ingressos na bilheteria ou na internet 

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support