Museu e EDP incluem Vale do Paraíba e Alto Tietê em projeto digital para escolas

Iniciativa tem o objetivo de desenvolver materiais educacionais digitais em parceria com professores da rede de ensino dessas regiões

O Museu da Língua Portuguesa e o Instituto EDP, gestor dos investimentos sociais do Grupo EDP no Brasil, vão incluir a região do Vale do Paraíba e do Alto Tietê, em São Paulo, no projeto Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver materiais educacionais digitais a partir do acervo do Museu, em parceria com professores e profissionais de escolas públicas, de forma colaborativa.

A ação será apresentada aos representantes das secretarias de educação e profissionais de ensino que atuam nos municípios da área de concessão da distribuidora de energia da EDP no Vale do Paraíba e no Alto Tietê, em dois eventos: no dia 27 de junho (terça-feira), às 10h, no Teatro Municipal Turíbio Rui, em Poá; e 29 de junho (quinta-feira), também às 10h, na Station T, em Taubaté.

Durante o encontro, serão apresentados os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) já desenvolvidos pelo Museu da Língua Portuguesa junto com profissionais das redes de ensino da capital paulista e da cidade de Campinas. Os ODAs são vídeos desenvolvidos com base nos acervos da instituição para inspirar a comunidade escolar com novas ideias de ações e projetos. O primeiro ODA teve como base a instalação Falares e o segundo a Rua da Língua. Ambos estão disponíveis no site do Museu para uso de qualquer pessoa.

Nesta terceira edição, as regiões do Vale do Paraíba e do Alto Tietê serão convidadas a contribuir com o projeto, ao longo do segundo semestre, ajudando a desenvolver novos ODAs, potencializando o acesso aos acervos do Museu e a estreitar relação entre os setores de educação e cultura, contribuindo nos processos de ensino da região e reforçando a função social da instituição.

“Estamos entusiasmados em trazer o programa Na Sua Escola para a área de atuação da EDP em São Paulo. Nesta etapa, os encontros compreenderão um diagnóstico das comunidades de ensino da região, em que os educadores trarão o olhar sobre as realidades destes espaços, práticas pedagógicas, níveis de adesão às tecnologias e comunicação, e, a partir disso, será traçado caminhos possíveis para a colaboração do Museu da Língua Portuguesa”, destaca Dominic Schmal, diretor do Instituto EDP.

O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Já a EDP foi a patrocinadora máster da reconstrução do Museu.

ODAs
O Museu da Língua Portuguesa, por meio do Lab_Língua Portuguesa, frente de difusão do Centro de Referência da instituição, já lançou duas edições do projeto Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs).

O primeiro, em agosto de 2022, foi desenvolvido em parceria com professores da cidade de São Paulo e concebido a partir da experiência Falares, presente na exposição principal do Museu da Língua Portuguesa. Nesta instalação, com curadoria assinada pelo escritor Marcelino Freire e pela slammer Roberta Estrela D’Alva, a diversidade da língua portuguesa encontrada no Brasil é enaltecida por meio de dezenas de pessoas, de diferentes idades e origens, que, em nove totens de tamanho real espalhados pelo espaço localizado no terceiro andar, falam sobre suas vivências e de sua relação com o idioma.

A segunda edição, lançada em dezembro de 2022, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Foi criada a partir da experiência Rua da Língua, que compõe a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa. Nesta instalação, fragmentos de poesia visual e sonora são projetados, evidenciando o dinamismo da língua portuguesa. A tela se transforma em paredes, muros, faces de edifício, jornais e tantos outros suportes em que a língua surge nas cidades, na fala de todos os dias, nos provérbios e canções.

Na Sua Escola: Objetos Digitais de Aprendizagem – Alto Tietê
Dia 27 de junho (terça-feira), às 10h