Museu lança catálogo da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação   

Publicação é distribuída em primeira mão na abertura da itinerância da mostra no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA). Versão do material também pode ser baixada em PDF  

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, lança, nesta terça-feira, dia 6 de fevereiro, o catálogo da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação. A publicação impressa sobre a mostra será distribuída em primeira mão no Museu Paraense Emílio Goeldi, onde uma versão itinerante da exposição ficará em cartaz de 7 de fevereiro a 28 de julho. O material, em formato PDF, também pode ser encontrado e baixado gratuitamente neste link. 

A exposição itinerante Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com articulação e patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

Além de imagens de obras de artistas como Tamikuã Txihi, Glicéria Tupinambá, Denilson Baniwa e Paulo Desana, e de mapas produzidos exclusivamente para o projeto, o catálogo contém textos da curadora da exposição, a artista indígena e mestre em Direitos Humanos Daiara Tukano, e também nas línguas tupi-antigo, xavante, yanomami, dahseaye e mbya.   

Quem quiser saber mais sobre a exposição, outra dica é conhecer a versão on-line da mostra que esteve em São Paulo entre outubro de 2022 e abril de 2023, atraindo mais de 189 mil visitantes. O acesso ocorre por meio da exposição virtual.

Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação propõe um mergulho na história, memória e realidade atual das línguas dos povos indígenas do Brasil, através de objetos etnográficos, arqueológicos, instalações audiovisuais e obras de arte. A exposição busca mostrar outros pontos de vista sobre os territórios materiais e imateriais, histórias, memórias e identidades desses povos, trazendo à tona suas trajetórias de luta e resistência, assim como os cantos e encantos de suas culturas. Daiara Tukano assina a curadoria, e a antropóloga Majoí Gongora é a cocuradora.      

Patrocinadores e parceiros
A mostra itinerante Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com articulação e patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e é correalizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O projeto tem cooperação da UNESCO no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032) e parceria do Instituto Socioambiental, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Museu do Índio da FUNAI. A realização é do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.   

SERVIÇO    
Catálogo da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Disponível neste link
Grátis 

Exposição itinerante Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação – Belém (PA)  
Museu Paraense Emílio Goeldi– Centro de Exposições Eduardo Galvão  
Av. Magalhães Barata, 376 – São Braz – Belém (PA)  
De 7 de fevereiro a 28 de julho de 2024  
De quarta a domingo, inclusive feriados   
Até maio – das 9h às 14h, com bilheteria até 13h  
Depois de junho – 9h às 16h, com bilheteria até 15h  
R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,50 (meia) e gratuidades garantidas por Lei.  
   

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support