Museu lança episódio da série Olhares: vídeo-visitas e promove 6º Sarau Língua Afiada

O escritor angolano Maurício Kessongo compartilha suas impressões sobre a exposição principal do Museu em vídeo produzido pelo Núcleo Educativo; Sarau no Kintal e DJ Zeca são os convidados do tradicional evento comandado por Sérgio Vaz

O Museu da Língua Portuguesa promove nesta semana o lançamento do terceiro episódio da série Olhares: vídeo-visitas e também a sexta edição do tradicional Sarau Língua Afiada. Gratuitas, essas atividades serão virtual e presencial, respectivamente. 

Na quinta-feira, dia 25 de agosto, o Núcleo Educativo lança no YouTube do Museu da Língua Portuguesa o terceiro episódio da série Olhares: vídeo-visitas, que convida pessoas comuns, das mais diferentes origens e vivências, a passear pela exposição principal do Museu. Desta vez, o protagonista do filme é o escritor e poeta angolano Maurício Cawanga Chilombo Kessongo, autor de “Memórias, Identidade e Experiências”, lançado em 2021. 

Em seu passeio pelo Museu, Maurício se surpreende com a variedade de idiomas encontrada na experiência Línguas do Mundo, onde estão representadas 23 das cerca de 7.000 línguas existentes no mundo. Já na instalação Português do Brasil, ele é fisgado pelo trecho que fala sobre a palavra samba, que teria uma relação com o semba, um dos mais populares gêneros musicais de seu país natal. 

Por fim, na experiência Nós na Língua, Maurício, que também é rapper, se encanta com um texto sobre o músico NGA, uma de suas influências. Ele ainda aproveita para cantar trecho da canção “Tatuagem, Cicatrizes & Diamantes”. 

No sábado, dia 27 de agosto, acontecerá o Sarau Língua Afiada. Na sexta edição do evento, novamente sob o comando do ativista cultural Sérgio Vaz, um dos convidados será a turma do Sarau no Kintal. Este grupo, desde 2014, se reúne em um quintal de uma residência da Freguesia do Ó, reunindo pessoas deste bairro da zona norte paulistana e também de áreas vizinhas, como Brasilândia. 

O DJ Zeca fica novamente responsável pelo som do sarau, que, como nas edições anteriores, terá o microfone aberto para quem quiser participar, soltar a voz e falar sua poesia. O evento acontece das 12h às 14h, no Pátio B do Museu. 

SERVIÇO
Olhares: vídeo-visita com Maurício Cawanga Chilombo Kessongo
Dia 25 de agosto (quinta-feira)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Sarau Língua Afiada com Sarau no Kintal e DJ Zeca
Dia 27 de agosto (sábado), das 12h às 14h
No Pátio B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Museu da Língua Portuguesa
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)     
Grátis para crianças até 7 anos     
Grátis aos sábados     
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)     
Ingressos na bilheteria ou pela internet    
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo 
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78  

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support