Museu lança edição do Olhares: vídeo-visitas e realiza jogos sobre a nossa língua e contação de histórias

Quarta edição do Olhares: vídeo-visitas traz as impressões de Telma Gomes, encarregada da equipe de limpeza do Museu, sobre a exposição principal. Enquanto o É Hora de História apresenta a atração Livros Viajantes, o Na Ponta da Língua realiza jogos e brincadeiras sobre a língua portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, organiza três atividades especiais nesta semana, entre os dias 25 e 28 de outubro. Gratuitas, elas vão ser oferecidas virtual e presencialmente. 

Nesta terça-feira, dia 25, o Núcleo Educativo do Museu lança a quarta edição do projeto Olhares: vídeo-visitas, que convida pessoas das mais diferentes origens e vivências a passear pela exposição principal do Museu. A convidada da vez é Telma Gomes, encarregada da equipe de limpeza do próprio Museu. Em seu passeio por experiências como Português do Brasil, ela destaca aspectos do conteúdo que remetem à sua infância e ao tempo de estudante. O vídeo será lançado no YouTube do Museu da Língua Portuguesa. 

Na quinta-feira, dia 27, ocorre o É Hora de História, um projeto de contação de histórias que acontece no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa. A partir das 11h, o público poderá conferir a apresentação de Livros Viajantes, com Thati Paula, da trupe Viajantes Contação de Histórias. Neste projeto, inúmeras linguagens artísticas são utilizadas para democratizar o acesso ao livro e promover o incentivo à leitura. Além disso, a companhia trará a Kombi Catarina, que ficará estacionada em frente ao Museu. Trata-se de um veículo recheado de livros e instrumentos musicais, pintado por um grafite do artista Biel Siqueira: os participantes da ação poderão fazer uma visita a este inusitado carro. 

Já na sexta-feira, dia 28, acontece o tradicional Na Ponta da Língua, por meio do qual os educadores do Museu ocupam o Saguão Central da Estação da Luz com brincadeiras e jogos que envolvem a língua portuguesa. A atividade, gratuita, será das 12h às 13h. 

Desde o dia 12 de outubro, o público também pode conferir a nova mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria de Daiara Tukano, Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação propõe ao público uma imersão em uma floresta cujas árvores representam dezenas de famílias linguísticas às quais pertencem as línguas faladas hoje pelo povos indígenas no Brasil. A exposição busca mostrar outros pontos de vista sobre os territórios materiais e imateriais, histórias, memórias e identidades desses povos, trazendo à tona suas trajetórias de luta e resistência, assim como os cantos e encantos de suas culturas milenares. 

Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi. 

O É Hora de História é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo. 

SERVIÇO
Olhares: vídeo-visita com Telma Gomes
Dia 25 de outubro (terça-feira)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

É Hora de História: atração “Livros Viajantes”
Dia 27 de outubro (quinta-feira), às 11h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Na Ponta da Língua
Dia 28 de outubro (sexta-feira), às 12h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis 

Exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
De 12 de outubro de 2022 a 23 de abril de 2023
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  

 

 

 

      

      

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support