Com realização do Centro de Referência, obra reúne textos relacionados à memória e à alimentação
O Museu da Língua Portuguesa lançou durante a segunda edição do Festival Pop Rua 2025, entre 28 e 30 de agosto, o livro DePara: banquete de memórias, cartas e receitas. A obra é resultado de oficinas realizadas em três equipamentos sociais da região, nas quais as pessoas participantes foram estimuladas a escrever memórias relacionadas à comida, saudade, histórias e cartas, tendo a mesa como elemento para reunir as pessoas. São cerca de 70 autores e autoras, entre quem esteve nas oficinas e personalidades convidadas.
BAIXE O LIVRO DEPARA: BANQUETE DE MEMÓRIAS, CARTAS E RECEITAS
O projeto DePara teve início em 2023 e dedica-se à escrita de cartas como forma de estabelecer um espaço de conexão e trocas, onde memórias, palavras e expressões ganham vida não apenas em papel, mas também em imagens, declamações e relatos que mobilizam vivências e saberes. Um outro destaque da iniciativa é a apresentação dos autores ao final da publicação – boa parte circulantes no território da Luz, no centro da capital paulista, onde o Museu está localizado.
Durante o lançamento da obra no Parque Jardim da Luz, no centro de São Paulo, durante o Festival Pop Rua, os escritores e escritoras puderam autografar os 500 exemplares impressos, que foram distribuídos gratuitamente. Era a primeira vez que protagonizavam um evento como esse. 
Desde o seu surgimento, em 2023, o projeto DePara tem entrelaçado os núcleos do Centro de Referência e de Articulação social. O Educativo do Museu também tem sido acionado com o objetivo de criar formas de engajamento e interpretação da nossa língua portuguesa e seus usos.
A produção do livro DePara: banquete de memórias, cartas e receitas contou com a parceria dos projetos Pão do Povo da Rua, Sefras – Chá do Padre e Cisarte.
