Museu oferece cursos on-line gratuitos com foco em profissionais de educação

Com emissão de certificado de participação, eventos Ateliê Aberto, Museu na Sua Escola e Mesa de debate Educação e culturas indígenas acontecem nos dias 28, 29 e 31 de março 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, vai oferecer três atividades virtuais ao público em geral, principalmente professores, professoras e outros profissionais da educação, nos dias 28, 29 e 31 de março.  

Gratuitos e com transmissão on-line (pelo YouTube ou Zoom), sempre das 19h30 às 21h, os eventos são o Ateliê Aberto: experiências de criação entre a Literatura, a Escrita e a Educação, no dia 28 (terça-feira); o Museu na Sua Escola: processos participativos de criação e uso de acervos, no dia 29 (quarta-feira); e a Mesa de debate Educação e culturas indígenas, no dia 31 (sexta-feira). 

Essas ações pretendem jogar luz na colaboração da literatura e da educação na criação de novas relações com as palavras e no uso do conteúdo do próprio Museu em sala de aula e ainda mostrar como as línguas e culturas indígenas podem ser inseridas no ensino formal. 

Para participar do Ateliê Aberto e do Museu na Sua Escola, é necessária inscrição prévia. Para a Mesa de debate Educação e culturas indígenas, não é preciso se inscrever. 

Abaixo, mais detalhes da programação:    

Ateliê Aberto: experiências de criação entre a Literatura, a Escrita e a Educação
Voltado para professores e professoras, este curso, em três aulas, nos dias 28 de março e 4 e 11 de abril (às terças-feiras), pretende mostrar como a literatura e a educação podem se fundir para a criação de novas relações com as palavras. A ideia desta atividade partiu da experiência dos Ateliês Abertos, desenvolvidos no projeto Estação Férias do Museu da Língua Portuguesa, que se configuram como lugares de criação coletiva, unindo a prática da escrita, artes visuais e poesia. 

Dias 28 de março e 4 e 11 de abril (às terças-feiras), das 19h30 às 21h
Inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/evento-online/atelie-aberto-experiencias-de-criacao-entre-a-literatura-a-escrita-e-a-educacao/1911328
O curso será fechado – o link será compartilhado com os inscritos
Pelo Zoom (com intérprete de libras)
Grátis 

Museu na Sua Escola: processos participativos de criação e uso de acervos  
Nesta conversa, marcada para o dia 29 de março (quarta-feira), o Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa apresenta o projeto Na Sua Escola e convida as professoras Carolina Lobrigato e Josiane Gonçalves para uma partilha sobre a experiência de criação e emprego de materiais educacionais baseados no acervo da exposição principal do Museu e os desdobramentos desta atividade na sala de aula, do ensino infantil aos anos finais do ensino fundamental.  

Dia 29 de março (quarta-feira), das 19h30 às 21h
Inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/evento-online/museu-na-sua-escola-processos-participativos-de-criacao-e-uso-de-acervos/1882660
O evento será fechado (vagas limitadas) – o link será compartilhado com os inscritos
Pelo Zoom (com intérprete de libras)  
Grátis 

Mesa de debate “Educação e culturas indígenas” 

Tendo como gancho a atual mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa, a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre as línguas indígenas, este debate, a ser realizado no dia 31 de março (sexta-feira), apresentará como as culturas dos povos originários podem ser inseridas no ensino formal e também aspectos da educação indígena. A professora e artesã Cristine Takuá, o professor e ativista indígena André Baniwa e a professora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) Giovana de Cássia Ramos Fanelli vão participar da conversa. 

Dia 31 de março (sexta-feira), das 19h30 às 21h
Sem necessidade de inscrição
Pelo YouTube do Museu da Língua Portuguesa (com intérprete de libras) –
Grátis 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support