Museu promove atividades para aproximar o público infantojuvenil da obra de Saramago

Encontros especiais com o Núcleo Educativo acontecem nos dias 1º, 15 e 29 de junho no Saguão B, onde está a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida; Estação Famílias, aos domingos, também tem ações sobre o autor português

O Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo, promoverá uma série de atividades, ao longo do mês de junho, para aproximar o público infantojuvenil da obra de José Saramago. Essas ações vão acontecer em três encontros especiais, nos dias 1º, 15 e 29, das 11h30 às 12h30, e também no projeto Estação Famílias, aos domingos, das 10h30 às 12h30. Esses eventos, que são gratuitos, serão realizados no Saguão B, onde está a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida, que homenageia o autor português. 

No dia 1º de junho, no encontro intitulado Imagem-Palavra, os educadores e educadoras do Museu da Língua Portuguesa vão apresentar os livros infantojuvenis de Saramago, que escreveu uma série de histórias baseadas no cotidiano e nas pequenas coisas da vida. Na atividade, será possível aprender que uma narrativa pode ser contada de diferentes formas, seja por meio da escrita ou do desenho. 

O título do encontro do dia 15 de junho é Poesia Inesperada. Nesta data, os visitantes serão convidados a criar uma poesia a partir de frases e palavras retiradas dos livros infantojuvenis de Saramago, o único escritor em língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. 

No dia 29 de junho, no encontro Uma Luz Inesperada, o Núcleo Educativo do Museu propõe uma contação de história baseada no livro “Uma Luz Inesperada”, de Saramago. Será feito um convite ao público para imaginar possíveis caminhos a serem percorridos com um mapa e diferentes objetos usados para contar essa história. 

Além disso, aos domingos, no projeto Estação Famílias, o Educativo promove leituras dos trabalhos infantis de Saramago. 

Homenagem a Saramago
A Instalação O Conto da Ilha Desconhecida, uma enorme barca inflável que ocupa o Saguão B do Museu da Língua Portuguesa até 24 de julho, é livremente inspirada no livro de mesmo nome de José Saramago. Trata-se de mais uma homenagem ao centenário do escritor. 

O projeto tem como foco crianças e jovens, que, muitas vezes, não são considerados leitores da obra de Saramago. Ele é o autor de clássicos como “A Caverna” e “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”. A ideia da instalação é proporcionar uma experiência cenográfica imersiva, que poderá ser usufruída de forma lúdica pelo público, principalmente as crianças. Dentro da barca, há uma série de bonecos feitos nos mais diferentes materiais – o público pode entrar nela e, claro, fotografar. Todo o ambiente do Saguão B foi construído e desenvolvido pela companhia teatral Pia Fraus, que tem uma trajetória reconhecida de performances para o público infantil.  

A Instalação O Conto da Ilha Desconhecida é uma parceria do Museu da Língua Portuguesa com a Fundação José Saramago, que apoia as ações do centenário do autor em todo o mundo, o Instituto Camões e a Companhia das Letras, editora de Saramago no Brasil. 

SERVIÇO
Atividades educativas na Instalação O Conto da Ilha Desconhecida
Dias 1º, 15 e 29 de junho, das 11h30 às 12h30
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Estação Famílias
Aos domingos, das 10h30 às 12h30
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Instalação O Conto da Ilha Desconhecida
Em cartaz até 24 de julho
Terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis  

Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos pela internet e na bilheteria

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support