Primeiro encontro, sobre o processo de registro e coleta de documentos sobre línguas, acontece dia 28 de abril, via Zoom; inscrições estão abertas
O Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo, dá início ao ciclo Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos. O primeiro encontro vai acontecer no dia 28 de abril, das 15h às 17h, virtualmente, pelo Zoom. Quem quiser participar deve realizar a inscrição, gratuita, pelo Sympla. Após a realização da atividade, o vídeo da atividade será disponibilizado nas redes sociais do Museu.
No primeiro encontro, intitulado Formação de acervos dedicados a línguas: coleta e registro, o Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa apresentará os tipos de acervos com os quais trabalha, aproximando-os de outras realidades, como a acadêmica. A ideia é apontar para a importância da preservação de documentos, dentre eles os dados sociolinguísticos, para uso além dos ambientes acadêmicos.
Danilo Paiva Ramos, antropólogo e professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), e Ana Vilacy Galucio, pesquisadora titular do Museu Goeldi, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), também participam do debate. Os dois vão comentar metodologias que utilizam no processo de coleta e registro de dados para finalidades de pesquisa, educação, desenvolvimento de políticas públicas e cultura.
O ciclo Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos é um evento realizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa em parceria com a Associação Brasileira de Linguística (Abralin), via o projeto Plataforma da Diversidade Linguística Brasileira.
SERVIÇO
Formação de acervos dedicados a línguas: coleta e registro (primeiro encontro do ciclo “Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos”)
Dia 28 de abril, das 15h às 17h
Pelo Zoom
Inscrição pelo Sympla
Grátis
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria e pela internet