Museu promove roda de conversa sobre intervenções artísticas no espaço urbano

Evento híbrido acontece no dia 8 de abril com convidados e espectadores no espaço Línguas do Cotidiano, da exposição principal, e também transmissão pelo YouTube 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo, realiza a roda de conversa Palavras em fluxo: intervenções artísticas das ruas ao museu no dia 8 de abril, das 16h30 às 18h. O evento, que será híbrido, acontecerá com público presencial no espaço Línguas do Cotidiano, da exposição principal do Museu, e também será transmitido pelo canal do YouTube do Museu da Língua Portuguesa. 

Com a participação dos convidados Coletivo Coletores e Coletivo Transverso, a roda de conversa é uma livre troca de ideias sobre intervenções artísticas que partem da palavra para ocupar, simbolicamente, espaços urbanos por meio de projeções efêmeras. Além disso, buscará discutir o que acontece quando essas obras são incorporadas por espaços culturais. No Museu da Língua Portuguesa, por exemplo, isso acontece na experiência Rua da Língua por meio de trabalhos de artistas como GG (Susto) e Coletivo Bijari. 

O Coletivo Coletores, formado em 2008 na zona leste paulistana por Toni William e Flávio Camargo, usa a cidade como meio e suporte para suas ações, a partir de conceitos como arte e jogo, arquitetura do precário e design social. Já o Coletivo Transverso trabalha com arte urbana e poesia por meio de técnicas como estêncil, lambe-lambe, projeção luminosa e performance, atuando, desde 2011, em São Paulo e Brasília. Ambos os grupos vão falar sobre a relação de seus respectivos trabalhos com a transformação no olhar e a forma de fruir a cidade – os centros e as periferias -, o uso de tecnologias de baixo custo na sua reprodutibilidade e a mudança de perspectiva quando se tornam acervo de museus.

O evento será realizado em formato híbrido, com possibilidade de participação em dois formatos: presencialmente no Museu da Língua Portuguesa ou remotamente, ambos sem necessidade de inscrição prévia. Para participação presencial, basta se apresentar no Portão A do Museu (vagas limitadas, sujeita à disponibilidade, distribuídas por ordem de chegada a partir das 14h30). Para participação remota, basta acessar o canal do Museu da Língua Portuguesa no YouTube, no dia e horário programados. Aos interessados em receber certificado de participação, é necessário preencher os dados na lista de presença disponibilizada no dia da atividade. 

A realização da roda de conversa Palavras em fluxo: intervenções artísticas das ruas ao museu faz parte das ações do Lab_Língua Portuguesa para 2022. O Lab é uma das frentes de atuação do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, que mediará a conversa. 

 

SERVIÇO 
Roda de conversa “Palavras em fluxo: intervenções artísticas das ruas ao museu”
Dia 8 de abril (sexta-feira), das 16h30 às 18h
Evento híbrido
No Museu da Língua Portuguesa (15 vagas, distribuição d a partir das 14h30, no próprio dia 8 de abril) e no canal do YouTube do Museu da Língua Portuguesa (sem limitação de vagas)
Grátis, sem necessidade de inscrição prévia 

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo        
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até as 18h)   
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)   
Grátis aos sábados   
Grátis para crianças até 7 anos   
Ingressos na bilheteria e pela internet (Sympla)  

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support