Museu realiza Feira Luz Criativa Edição de Natal no dia 17 de dezembro (sábado)

Com entrada gratuita e a presença de artesãos indígenas do Xingu e de bairros do centro de São Paulo, evento acontece no Saguão e Pátio B do Museu, com venda de roupas e acessórios, opções gastronômicas e atrações musicais, como o Pagode na Lata e a cantora Sandra Fidalgo 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza a Feira Luz Criativa Edição de Natal no dia 17 de dezembro (sábado). Gratuito, o evento vai acontecer das 10h às 17h, no Saguão B e no Pátio B, reunindo artesãos e atrações musicais, além de diversas opções gastronômicas.

Serão cerca de 20 expositores, incluindo sete do território dos povos originários do Xingu e também profissionais da região central de São Paulo. Estarão à venda produtos como roupas, acessórios, pulseiras e adereços, muitos deles característicos da moda africana e indígena, sendo uma oportunidade para adquirir presentes para o fim de ano. 

A Kuavi Africa, cujo trabalho busca promover uma experiência de conexão com a ancestralidade, explicando os significados das estampas do tecido africano, é uma das convidadas da feira. Cristiane Bororo, da etnia bororo, de Mato Grosso, com seus colares, cocares e pulseiras, também estará presente, assim como a Cooperativa Empreendedoras Sem Fronteiras, formada por mulheres costureiras imigrantes, que trarão bolsas e camisetas estampadas. 

Haverá, ainda, espaço para gastronomia. O projeto Pão do Povo da Rua, por exemplo, vai vender seus tradicionais biscoitos e sonhos. O Quitutes da Si vai oferecer acarajé, com opções também veganas, abará e empadas. O coletivo MMLJ Mauá comercializará bebidas, incluindo cervejas e refrigerantes. 

As apresentações artísticas e musicais começam às 11h com danças e cantos de indígenas do Alto Xingu. Em seguida, a partir das 12h, a atração será um desfile-manifesto de adornos, como joias de caramujo e tucum, e roupas desenvolvidas com grafismos do povo Kamayurá, assinados por Patrícia Naiara Kamayurá.  

Além de ser uma oportunidade de conhecer a moda produzida por uma artista do Xingu, com a presença de modelos indígenas e das comunidades LGBTQIAP+ e afrodiaspóricas, o ato também vai chamar a atenção do público para o desmatamento do cerrado e da floresta amazônica. 

Completam a programação musical o cantor Nelson D (13h), que mescla elementos da cultura indígena com música eletrônica; o grupo Pagode na Lata (às 13h30), com clássicos do samba brasileiro; e Sandra Fidalgo com Swami Júnior (às 16h), com repertório que inclui faixas de Zeca Baleiro e Vinicius de Moraes. 

A Feira Luz Criativa Edição de Natal faz parte da programação cultural vinculada à exposição temporária Nheẽ Porã: Memória e Transformação, atualmente em cartaz no Museu, que fala sobre as línguas e culturas dos povos indígenas no Brasil. 

A mostra conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras, e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO, no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas, e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi.  

SERVIÇO
Feira Luz Criativa Edição de Natal
Dia 17 de dezembro (sábado), das 10h às 17h
No Saguão B e no Pátio B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição principal e mostra temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30) 
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)   
Grátis para crianças até 7 anos   
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A   
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet  
 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support