Museu realiza Sarau Língua Afiada e apresenta espetáculo de circo-teatro nos dias 22 e 23/10

Enquanto o sarau comandado por Sérgio Vaz acontece no sábado, dia 22 de outubro, peça “Ouvindo Estrelas” é a atração do Domingo no Museu, no dia 23 

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, prepara duas atrações especiais no próximo fim de semana. Gratuitos, tanto o Sarau Língua Afiada quanto o espetáculo “Ouvindo Estrelas” são voltados para toda a família. 

No dia 22 de outubro, sábado, das 12h às 14h, acontece o Sarau Língua Afiada, que chega à sua oitava edição. Comandado pelo ativista cultural e escritor Sérgio Vaz, o evento reúne apaixonados por poesia e ainda dá a oportunidade dos participantes de declamarem seus textos autorais ou preferidos, uma vez que o microfone fica aberto a qualquer pessoa.  

Os convidados especiais neste sábado serão o DJ Zeca, responsável pelo som da ação, e o Sarau do Grajaú, um dos coletivos mais importantes da zona sul paulistana. 

No dia 23 de outubro, domingo, é promovida mais uma edição do Domingo no Museu. Neste projeto, famílias que residem longe do centro da cidade – nesta ocasião, elas são do Jardim Pedreira, na zona sul da capital paulista – são trazidas para o Museu da Língua Portuguesa, tendo, assim, a chance de visitar a exposição principal e também a mostra temporária – desde o dia 12 de outubro, está em cartaz a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre línguas indígenas. Além disso, podem conferir uma apresentação artística, no Saguão B. O público que estiver pelo Museu também é convidado a prestigiar o evento. 

A apresentação artística deste domingo será a peça “Ouvindo Estrelas”, da PH Cia. de Teatro e Circo, encenada a partir das 11h. Com um texto baseado em pesquisas sobre o folclore brasileiro, a partir de textos de autores como Câmara Cascudo e Fernando de Azevedo, a peça aborda os festejos juninos, destacando brincadeiras e músicas do Nordeste do país, a fim de valorizar o patrimônio cultural nacional. 

O projeto Domingo no Museu é patrocinado pela Marsh McLennan por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PRO-MAC da Prefeitura de São Paulo. E, nesta edição, conta com o apoio do SESC SP. 

A exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação conta com a articulação e o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, o patrocínio do Grupo Volvo e da Petrobras e o apoio de Mattos Filho – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta, ainda, com a cooperação da UNESCO – no contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas – e das seguintes instituições: Instituto Socioambiental, Museu da Arqueologia e Etnologia da USP, Museu do Índio da Funai e Museu Paraense Emílio Goeldi. 

A oitava edição do Sarau Língua Afiada é realizada em parceria com o Festival Mário de Andrade, evento literário da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro.

SERVIÇO
8º Sarau Língua Afiada – com Sarau do Grajaú e DJ Zeca
Dia 22 de outubro (sábado), das 12h às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Domingo no Museu – Espetáculo “Ouvindo Estrelas”
Dia 23 de outubro (domingo), às 11h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação
De 12 de outubro de 2022 a 23 de abril de 2023
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet 
 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support