Ordem do Mérito Cultural ao Museu

Dalton Pastore Junior, do Conselho de Administração do IDBrasil, responsável pela gestão do Museu, recebeu o prêmio das mãos da Ministra da Cultura, Margareth Menezes 

O Museu da Língua Portuguesa recebeu a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria pública do setor, nesta terça-feira, dia 20 de maio, em evento realizado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O prêmio foi entregue pela Ministra da Cultura, Margareth Menezes, a Dalton Pastore Junior, presidente do Conselho de Administração do IDBrasil, organização social responsável pela gestão do Museu. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. 

“A Ordem do Mérito Cultural reconhece a relevância do Museu da Língua Portuguesa na valorização da língua como organismo vivo e elemento essencial da identidade de toda pessoa brasileira, como também o reconhecimento da contribuição de povos de diferentes origens nessa formação. É uma grande honra ver reconhecido, nesse contexto, o trabalho de todas as pessoas que contribuíram para a existência e trajetória do Museu”, afirmou Dalton Pastore. 

Foram homenageadas 112 pessoas, incluindo a atriz Fernanda Torres, a cantora Alaíde Costa e o escritor Marcelo Rubens Paiva, e 14 instituições – entre elas, o Museu da Língua Portuguesa. As escolhas foram feitas por uma comissão técnica e pelo Conselho da Ordem a partir de mais de 11 mil sugestões enviadas por consulta pública. Os premiados atuam em áreas como música, literatura, teatro, dança, cinema, arquitetura e patrimônio histórico, entre outras, e refletem a pluralidade que define a cultura brasileira.  

O evento desta terça-feira marcou a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema. Projetado por Lucio Costa e Oscar Niemeyer, com consultoria de Le Corbusier e jardins de Burle Marx, o edifício é considerado um dos marcos da arquitetura modernista mundial. Ele estava fechado para obras de 2019. 

Com o tema “Cultura é democracia”, a cerimônia também celebrou os 40 anos do Ministério da Cultura, criado em 1985. 

SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – Centro histórico de São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30  
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)                               
Grátis para crianças até 7 anos                                         
Grátis aos sábados e aos domingos       
Acesso pelo Portão A                                         
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet

 

Translate »
Pular para o conteúdo