Museu tem peça sobre tambores, histórias de Jorge Amado e Zélia Gattai e shows com 7Bello e de samba

Atividades são todas gratuitas e vão acontecer entre os dias 22 e 25 de junho no Saguão Central da Estação da Luz e no Saguão B do Museu

Diversidade é uma das marcas da programação cultural do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Entre 22 e 25 de junho, o museu promove a apresentação de uma peça sobre a origem dos tambores, uma performance com narração de histórias de Jorge Amado e Zélia Gattai, homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, além de show com clássicos do samba. Toda a programação é gratuita.   

No dia 22 de junho (quinta-feira), a cia. Luarnoar apresenta o espetáculo Amados da Bahia. Nesta montagem, reúne trechos de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, e de Jonas e a Sereia, de Zélia Gattai, e ainda resgata canções do cancioneiro popular baiano e brincadeiras infantis. A apresentação, que começará às 10h, no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa, faz parte do projeto É Hora de História.  

Na sexta-feira, dia 23 de junho, às 12h, também no Saguão B do Museu, o destaque é a peça A Origem dos Tambores, na qual os palhaços Rá e Lelé mostram a importância deste instrumento para as tradições afro-brasileiras. Trata-se da quarta atração do projeto Plataforma Conexões que selecionou dez trabalhos de artistas iniciantes, por meio de edital, em áreas como música, literatura, teatro e performance, com o tema Canção, Música e a Diversidade da Língua Portuguesa.   

Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Museu recebe, no sábado, dia 24 de junho, o show do cantor 7Bello. Em sua performance, ele ilustra, por meio de músicas e poesias autorais e de artistas como Liniker e Nina Simone, histórias de sobrevivência que se repetem dentro da comunidade trans e periférica na maior cidade do país. O show vai começar às 12h e acontecerá no Saguão Central da Estação da Luz.  

Por fim, no dia 25 de junho (domingo), o Quarteto de Cordas Vocais ocupa o Saguão B do Museu com o show Pra Cantar a Batucada, no qual interpretam sambas de nomes como Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho. Esta apresentação está inserida no projeto Domingo no Museu, por meio do qual o Museu recebe grupos que residem em bairros distantes da Estação da Luz, sede da instituição, para que possam visitar suas exposições e assistir a uma apresentação artística, também livre para qualquer pessoa que esteja no Museu. 

SERVIÇO
Amados da Bahia – É Hora de História    
Dia 22 de junho (quinta-feira), às 10h   
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa   
Grátis 

A Origem dos Tambores – Plataforma Conexões   
Dia 23 de junho (sexta-feira), das 12h às 13h   
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa   
Grátis      

Show 7Bello   
Dia 24 de junho (sábado), às 12h 
No Saguão Central da Estação da Luz   
Grátis     

Pra Cantar a Batucada, com Quarteto de Cordas Vocais – Domingo no Museu   
Dia 25 de junho (domingo), das 11h às 12h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa   
Grátis   

Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)    
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)          
Grátis para crianças até 7 anos              
Grátis aos sábados     
Acesso pelo Portão A              
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet              

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support