Museu tem peça sobre tambores, histórias de Jorge Amado e Zélia Gattai e shows com 7Bello e de samba

Atividades são todas gratuitas e vão acontecer entre os dias 22 e 25 de junho no Saguão Central da Estação da Luz e no Saguão B do Museu

Diversidade é uma das marcas da programação cultural do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Entre 22 e 25 de junho, o museu promove a apresentação de uma peça sobre a origem dos tambores, uma performance com narração de histórias de Jorge Amado e Zélia Gattai, homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, além de show com clássicos do samba. Toda a programação é gratuita.   

No dia 22 de junho (quinta-feira), a cia. Luarnoar apresenta o espetáculo Amados da Bahia. Nesta montagem, reúne trechos de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado, e de Jonas e a Sereia, de Zélia Gattai, e ainda resgata canções do cancioneiro popular baiano e brincadeiras infantis. A apresentação, que começará às 10h, no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa, faz parte do projeto É Hora de História.  

Na sexta-feira, dia 23 de junho, às 12h, também no Saguão B do Museu, o destaque é a peça A Origem dos Tambores, na qual os palhaços Rá e Lelé mostram a importância deste instrumento para as tradições afro-brasileiras. Trata-se da quarta atração do projeto Plataforma Conexões que selecionou dez trabalhos de artistas iniciantes, por meio de edital, em áreas como música, literatura, teatro e performance, com o tema Canção, Música e a Diversidade da Língua Portuguesa.   

Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Museu recebe, no sábado, dia 24 de junho, o show do cantor 7Bello. Em sua performance, ele ilustra, por meio de músicas e poesias autorais e de artistas como Liniker e Nina Simone, histórias de sobrevivência que se repetem dentro da comunidade trans e periférica na maior cidade do país. O show vai começar às 12h e acontecerá no Saguão Central da Estação da Luz.  

Por fim, no dia 25 de junho (domingo), o Quarteto de Cordas Vocais ocupa o Saguão B do Museu com o show Pra Cantar a Batucada, no qual interpretam sambas de nomes como Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho. Esta apresentação está inserida no projeto Domingo no Museu, por meio do qual o Museu recebe grupos que residem em bairros distantes da Estação da Luz, sede da instituição, para que possam visitar suas exposições e assistir a uma apresentação artística, também livre para qualquer pessoa que esteja no Museu. 

SERVIÇO
Amados da Bahia – É Hora de História    
Dia 22 de junho (quinta-feira), às 10h   
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa   
Grátis 

A Origem dos Tambores – Plataforma Conexões   
Dia 23 de junho (sexta-feira), das 12h às 13h   
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa   
Grátis      

Show 7Bello   
Dia 24 de junho (sábado), às 12h 
No Saguão Central da Estação da Luz   
Grátis     

Pra Cantar a Batucada, com Quarteto de Cordas Vocais – Domingo no Museu   
Dia 25 de junho (domingo), das 11h às 12h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa   
Grátis   

Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)    
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)          
Grátis para crianças até 7 anos              
Grátis aos sábados     
Acesso pelo Portão A              
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet              

 

Translate »
Pular para o conteúdo