Museu tem programação gratuita nas férias de janeiro

Instituição prepara atividades para a criançada, programação especial no aniversário da capital paulista e lançamento de samba-enredo, além de manter em cartaz a exposição temporária Essa nossa canção 

No mês de janeiro, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem programação para o público de todas as idades. Além do Brincadeiras Musicais, dedicado à criançada neste período de férias, promoverá o lançamento do samba-enredo de um cordão carnavalesco e também visitas temáticas.   

Para quem quiser economizar no ingresso na visita à exposição principal e à mostra temporária Essa nossa canção, duas dicas valiosas: em janeiro, a entrada gratuita será aos sábados, como geralmente ocorre, e também no dia 25 (quinta-feira), data de aniversário da capital paulista. Crianças até 7 anos não pagam em nenhum dia da semana.  

A Estação Férias – Brincadeiras Musicais vai ocupar o Saguão B e o Pátio B entre 9 e 26 de janeiro, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h. Ao longo deste período, atividades e oficinas relacionadas à mostra temporária Essa nossa canção serão oferecidas a crianças de todas as idades e seus familiares. Haverá microfone para todo o mundo soltar a voz, palavras espalhadas para que novas canções sejam compostas e brinquedos populares disponíveis por todo o espaço. Nos dias 13, 20 e 25 de janeiro, o projeto também acontecerá na calçada do Pátio B com apresentações artísticas especiais. A ação será realizada pelo coletivo Aqui que a gente brinca!, formado por artistas-educadores. O melhor é que não precisa pagar nada e nem mesmo fazer inscrição: basta chegar e brincar.  

A exposição Essa nossa canção é repleta de experiências imersivas e audiovisuais, por meio das quais o visitante pode perceber a relação de nossa língua com a canção popular brasileira. Um dos destaques é a sala Recados da Língua onde artistas como Gilberto Gil, Felipe Araújo, Teresa Cristina e Juçara Marçal aparecem em vídeos cantando Asa branca, Tristeza do Jeca, Pelo telefone e Sinal fechado, respectivamente. 

Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Em 2024, serão poucos os feriados prolongados e o primeiro acontece justamente em janeiro, no aniversário da cidade de São Paulo, celebrado no dia 25 (quinta-feira). O Museu funcionará normalmente nesta data (e no fim de semana), sendo uma ótima opção de passeio para quem estiver de folga pela cidade ou planeja visitá-la. Neste dia, especificamente, a entrada será gratuita para todos os públicos que pretendem conhecer o museu e participar das duas visitas mediadas oferecidas pelo Núcleo Educativo – uma intitulada Quem civiliza quem? (às 10h e às 13h) e a outra chamada Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo (às 11h e às 15h). 

Outra curiosidade em relação a este ano de 2024 é o fato de o Carnaval cair logo no início de fevereiro. No Museu, porém, a folia já terá espaço em janeiro, no dia 27, com o lançamento do samba-enredo O mais importante é a nossa história e a mente é a expressão da liberdade, do Cordão do Bule. Além da apresentação da canção, haverá um debate sobre saúde mental na luta antimanicomial por meio da arte e baseado nas histórias de vida de trabalhadores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto. O evento vai rolar a partir das 15h, no Saguão B do Museu, com entrada gratuita.  

SERVIÇO
Estação Férias – Brincadeiras Musicais
De 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, das 10h às 17h 
No Saguão B, no Pátio B e na Calçada do Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis  

Aniversário da Cidade de São Paulo
Visitas mediadas Quem civiliza quem? e Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo
Dia 25 de janeiro (quinta-feira)
Diversos espaços do Museu da Língua Portuguesa
Grátis  

Lançamento do Samba-Enredo do Cordão do Bule
Dia 27 de janeiro (sábado), às 15h
No Saguão B e no Pátio B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis  

Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)      
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)           
Grátis para crianças até 7 anos                     
Grátis aos sábados     
Acesso pelo Portão A                     
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet                     
    

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support