Sem pagar nada, visitante pode visitar a mostra Fala Falar Falares, participar de um bate-papo com o escritor Caetano W. Galindo e declamar sua poesia na primeira edição do ano do Sarau no Museu
Que tal passar o sábado, dia 29 de março, no Museu da Língua Portuguesa? Além de visitar a nova exposição temporária, Fala Falar Falares, o público poderá participar do lançamento do livro do escritor Caetano W. Galindo e ainda da primeira edição do Sarau no Museu. E o melhor: tudo de graça. Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Com curadoria da cineasta e cenógrafa Daniela Thomas e do escritor e linguista Caetano W. Galindo, a exposição Fala Falar Falares celebra a fala e os sotaques brasileiros. A mostra abriu para o público nesta sexta-feira, dia 28.
No espaço expositivo, há recursos tecnológicos, produções audiovisuais e experiências participativas, que farão o visitante se encantar com os mecanismos que tornam o ato de falar do ser humano um superpoder. Além disso, em um quiz, o público será desafiado a descobrir de que estado do país é a pessoa que aparece falando em um vídeo sobre sua vida e características de onde nasceu. Engana-se quem pensa ser uma tarefa fácil. Será que você consegue distinguir quem é do Pará e do Rio de Janeiro? Ou de Mato Grosso do Sul e do Paraná?
O sábado ainda reserva o lançamento do livro Na ponta da língua (Companhia das Letras), de Caetano W. Galindo. O escritor promoverá um bate-papo e uma sessão de autógrafos no Auditório do Museu, a partir das 17h. Numa jornada que vai da cabeça aos pés, o autor nos ensina no livro os processos históricos que explicam por que nosso pescoço deixou de ser “poscoço” e a ligação inusitada entre o joelho e uma almofada.
Em seguida, a partir das 18h, convidadas pela atriz e poeta Luiza Romão, as artistas Socorro Lira, Dandá Costa e Maria Isabel Iorio participam da primeira edição de 2025 do Sarau no Museu. Elas vão transformar o Pátio B em um espaço de troca de poesias, leituras e cantares, celebrando principalmente a literatura. Como todo sarau, o público presente será instigado a declamar seus textos em um microfone que ficará aberto para quem quiser.
Aos sábados, o Núcleo Educativo realiza visitas mediadas à exposição principal (às 10h e às 13h) e ao prédio da Estação da Luz (às 11h e às 15h). Os grupos são formados 15 minutos antes do início do passeio perto da bilheteria do Pátio A.
SERVIÇO
Mostra temporária Fala Falar Falares
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 24 (inteira); R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados e aos domingos
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
Lançamento do livro Na ponta da língua, de Caetano W. Galindo
Dia 29 de março (sábado), às 17h
No Auditório do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Sarau no Museu – Luiza Romão convida Socorro Lira, Dandá Costa e Maria Isabel Iorio
Dia 29 de março (sábado), às 18h
No Pátio B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Visita mediada pela exposição principal do Museu
Aos sábados e domingos, às 10h e às 13h
Grátis (os grupos são formados 15 minutos antes do passeio perto da bilheteria do Pátio A)
Visita mediada pelo prédio da Estação da Luz
Aos sábados e domingos, às 11h e às 15h
Grátis (os grupos são formados 15 minutos antes do passeio perto da bilheteria do Pátio A)