A boliviana Rocio Quispe Yujra é a segunda convidada a participar da série Olhares: vídeo-visitas no Museu, do projeto Educativo Plugado. Produção estreia no dia 5 de agosto, no YouTube da instituição
O Museu da Língua Portuguesa lança nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, o segundo vídeo da série Olhares: vídeo-visitas no Museu, do Educativo Plugado. Neste projeto, pessoas das mais diversas origens e profissões são convidadas a falar sobre as experiências encontradas na exposição principal da instituição.
No segundo vídeo, que estará disponível no YouTube do Museu, a convidada é a migrante boliviana Rocio Quispe Yujra, que atua pelos direitos de quem, assim como ela, deixou seu país natal para viver em outro país. Em sua visita ao Museu, ela se surpreende com a história do português falado no Brasil, salientando a transformação que a língua sofre no dia a dia pelos milhares de seus falantes, incluindo, claro, os imigrantes.
Na experiência Palavras Cruzadas, na qual é possível saber a origem e o significado de centenas de termos de nosso vocabulário, ela seleciona a palavra de origem espanhola “poncho”, que significa “capa quadrangular de lã, com orifício para a cabeça”. Rocio afirma que tal vestimenta é mais popular na Bolívia do que no Brasil.
Rocio comenta ter ficado alegre em encontrar bolivianos nos conteúdos da exposição principal. Em seu passeio, ela nota a presença de dois: o xamã Inti Román, cuja voz pode ser ouvida na experiência Línguas do Mundo – ele fala frases em quíchua, idioma de origem andina -, e o músico Bryan Rodriguez (Rocio o chama de Bryam Adams), que pode ser visto no Falares, instalação que apresenta a diversidade do português falado no território brasileiro.
O vídeo Olhares: vídeo-visita com Rocio Quispe Yujra é uma realização do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, com captação de imagens, edição e montagem de Cristiano Fukuyama.
SERVIÇO
Olhares: vídeo-visita com Rocio Quispe Yujra
Estreia dia 5 de agosto (sexta-feira)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Ingressos na bilheteria ou pela internet
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78