ODA – Língua da rua, rua da língua

Língua da rua, rua da língua é o segundo Objeto Digital de Aprendizagem do Museu da Língua Portuguesa, criado a partir da experiência “Rua da Língua”, obra que compõe a exposição principal: uma instalação que surpreende os visitantes numa tela de mais de 100 metros de comprimento com fragmentos de poesia visual e sonora. Nela, há uma projeção de “poesias-relâmpago” que apresentam o dinamismo da língua portuguesa. A tela se transforma em paredes, muros, faces de edifícios, jornais e tantos outros suportes em que a língua surge nas cidades, na fala de todos os dias, nos provérbios e canções.

Este ODA é composto por dois vídeos, sendo um deles dedicado à apresentação da temática trabalhada e um voltado à proposição de uma atividade. Além disso, há um Caderno do Professor, onde você encontra informações sobre o processo coletivo de desenvolvimento deste material, bem como inspirações de uso em sala de aula.

O uso do ODA é livre* e o resultado das atividades realizadas pelos professores com os alunos em sala de aula podem ser compartilhados* conosco, tornando-se materiais que também possam inspirar a comunidade escolar com novas ideias de ações e projetos como parte das ações com os estudantes.

O projeto é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas. Sua realização deu-se no âmbito do projeto “Na sua escola: objetos digitais de aprendizagem do Museu da Língua Portuguesa”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas. Esta edição foi contemplada no Edital ProAC nº 28/2021.