Papo Literário do Museu de junho acontece no dia 15

Livro Minha pátria é a língua pretuguesa, de Kalaf Epalanga, é tema do terceiro encontro do clube literário do Museu. A mediação será do historiador Allan da Rosa

Escrita pelo angolano Kalaf Epalanga, a obra Minha pátria é a língua pretuguesa (Todavia) será o tema do encontro de junho do clube de leitura do Museu. A atividade, que integra a programação do Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa, vai acontecer no dia 15 de junho (sábado), das 14h30 às 16h30, no Saguão B, com entrada gratuita e mediação do historiador Allan da Rosa. Durante o encontro, haverá sorteio de livros.  

O livro reúne crônicas que abordam as sequelas da colonização portuguesa e da guerra civil na sociedade de Angola e o processo de descolonização cultural. Além disso, o escritor, radicado em Berlim, na Alemanha, procura mostrar as estratégias individuais dos africanos na Europa e o reconhecimento progressivo da literatura e da música do vasto continente da África em outras partes do mundo.   

No encontro do Papo Literário, tendo como base o livro de Epalanga, o historiador Allan da Rosa pretende abordar a relação entre os continentes africano e sul-americano e de que forma a crônica pode promover laços entre África e Brasil.   

A curadoria do Papo Literário em 2024 é de Camilla Dias, integrante dos coletivos Lendo Escritores Negro-Brasileiros e Leituras Decoloniais, além de autora do perfil @camillaeseuslivros no Instagram. 

Confira abaixo o calendário dos próximos livros que serão tema do Papo Literário: 

13/7: Poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo. Mediação de Lubi Prates. 

10/8: Menina Bonita do Laço de fita, de Ana Maria Machado; Tenkapreta pretinha, de Lia ZatzOs mil cabelos de Ritinha, de Paloma Monteiro; e Manual de penteado para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes e Mari Santos. Mediação de Luciana Bento, do Quilombo Literário.  

14/9: Marinheira no Mundo, de Ruth Guimarães. Mediação de Cidinha da Silva. 

19/10: Uma chance de continuarmos assim, de Taiasmin Ohnmacht. Mediação de Isa e Pétala, do Afrofuturas. 

23/11: Solitária, de Eliana Alves Cruz. Mediação de Camilla Dias. 

Papo Literário: Narrativas negras em língua portuguesa é organizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa. 

SERVIÇO
Papo Literário – livro Minha pátria é a língua pretuguesa, de Kalaf Epalanga
Dia 15 de junho (sábado), das 14h30 às 16h30  
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa 
Grátis  (todos os encontros contam com intérprete de Libras)

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support