O Museu da Língua Portuguesa e o Museu da Pessoa oferecerão ao público duas oficinas gratuitas sobre o universo do cordel antes do fim da mostra temporária Vidas em Cordel. A exposição ficará em cartaz até 30 de março no Museu da Língua Portuguesa.
Ministradas pelos próprios curadores da exposição Vidas em Cordel, as oficinas são gratuitas e acontecerão no Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz. Mas, atenção: as vagas são limitadas e é necessário se inscrever através de formulários eletrônicos (veja abaixo).
No dia 22 de março, das 14h às 15h30, o cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio oferecerá a oficina Literatura de Cordel: do sertão à sala de aula. Nesse encontro, ele pretende destacar quais são as obras fundadoras do cordel no Brasil, as principais influências e a importância da xilogravura para esta literatura. Além disso, dará dicas de como criar um cordel. Para se inscrever, clique aqui.
Já no dia 29, a xilogravadora Lucélia Borges abordará aspectos da história da xilogravura e mostrará o processo criativo que envolve a gravação em alto relevo em um suporte como o isopor. A atividade acontecerá das 11h às 13h. Para se inscrever, clique aqui.
Vidas em Cordel: últimas semanas
O público terá até o dia 30 de março para visitar a mostra temporária Vidas em Cordel no Museu da Língua Portuguesa. A iniciativa mostra narrativas individuais de pessoas comuns e personalidades como obras literárias, ao mesmo tempo épicas e cotidianas. Dentre as 21 histórias de vida cordelizadas exibidas, há as narrativas inspiradas nas trajetórias de Cleone Santos, César Vieira e MC Kawex, pessoas que desenvolveram trabalhos de grande impacto na região da Luz, no centro histórico da capital paulista, onde o Museu da Língua Portuguesa está localizado.
Montada no Saguão B, a mostra é correalizada pelo Museu da Pessoa, um dos primeiros museus virtuais do mundo que se dedica ao registro e difusão de histórias de vida. A curadoria é do poeta e cordelista Jonas Samaúma, do cordelista e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio, e da xilogravadora Lucélia Borges.
O projeto ainda conta com uma cabine interativa, onde os visitantes são convidados a registrar momentos marcantes. O público pode visitar a exposição de terça a domingo, das 10h às 18h, gratuitamente.
Além da versão física, Vidas em Cordel possui conteúdo exclusivo virtual que pode ser acessado no endereço memo.museudapessoa.org/vidas-em-cordel. Na versão digital, também estão reunidas informações complementares e uma experiência diferenciada em relação à itinerante.
A mostra temporária Vidas em Cordel, uma correalização com o Museu da Pessoa, conta com patrocínio máster da Petrobras, patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e do Instituto Cultural Vale; com apoio do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra, por meio do Instituto Ultra, da CAIXA e do UBS BB Investment Bank – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
SERVIÇO
Oficina Literatura de cordel: do sertão à sala de aula, com Marco Haurélio
Dia 22 de março (sábado), das 14h às 15h30
Na sala multiuso do Museu da Língua Portuguesa
Inscrições via formulário (vagas limitadas – clique aqui)
Grátis
Oficina Xilo/isogravura, com Lucélia Borges
Dia 29 de março (sábado), das 11h às 13h
No Pátio B do Museu da Língua Portuguesa
Inscrições via formulário (vagas limitadas – clique aqui)
Grátis