Performance gravada no Museu da Língua Portuguesa vence Prêmio APCA

A videoperformance “Silêncio”, de Eduardo Fukushima e Sérgio Roizenblit, foi escolhida a melhor criação de dança em 2020 pela Academia Paulista de Críticos de Artes (APCA). A lista completa dos contemplados no prêmio, um dos mais importantes do Brasil, foi divulgada nesta terça-feira (19).

“Silêncio” foi gravada dentro do Museu da Língua Portuguesa. No vídeo de 11 minutos, Fukushima percorre dançando os corredores e dependências do prédio completamente vazio.

A videoperformance foi criada para o evento de comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, em maio de 2020, realizado pelo Museu. Naquela ocasião, o vídeo foi exibido no YouTube da instituição. E em agosto, por mais dois dias, voltou ao canal como parte da programação da Jornada do Patrimônio.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa – A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP Brasil, como patrocinadores o Grupo Globo, Grupo Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.