No feriado do Dia do Trabalho, todos os públicos poderão conferir sem pagar nada as exposições da instituição, incluindo a permanente
No feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio (sexta-feira), a Petrobras vai oferecer entrada gratuita ao Museu da Língua Portuguesa para todas as pessoas. Os visitantes também vão receber um marca-página exclusivo. A empresa é patrocinadora máster da Temporada 2026 do Museu por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Localizado na Estação da Luz, no centro histórico de São Paulo, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Quem aproveitar o benefício oferecido pela Petrobras poderá visitar as nossas exposições, incluindo a permanente, que celebra a variedade do português do Brasil por meio de diversas experiências audiovisuais e interativas.
Um dos destaques é a instalação Português do Brasil, linha do tempo que apresenta a história da língua portuguesa desde o Império Romano até os dias atuais. Nela há vídeos com os depoimentos de linguistas e historiadores, incluindo Ailton Krenak, e performances de artistas como Gilberto Gil, Maria Bethânia e Caco Ciocler.
Vale também mencionar as experiências do Auditório e da Praça da Língua, no 3º andar, onde os visitantes assistem ao filme O que pode a língua, de Carlos Nader, e a um espetáculo emocionante de projeção de textos da língua portuguesa no teto do Museu. Como essa experiências funciona com uma quantidade limitada de visitantes por vez, o ingresso não garante automaticamente o acesso a esses espaços: a dica é retirar a senha com a equipe de orientação em frente ao Auditório.
O patrocínio máster da Petrobras possibilita a dinamização das atividades do Museu, envolvendo, além das mostras temporárias, eventos da programação cultural, atividades educativas, cursos para professores e mobilização de escolas públicas e instituições sociais para visitas ao Museu, entre outras ações integrantes da temporada.
Além da gratuidade no dia 1º de maio, a empresa oferecerá ao público entrada gratuita em outras datas, a serem anunciadas nos canais oficiais do Museu da Língua Portuguesa.
SERVIÇO
Museu da Língua Portuguesa
Entrada grátis no feriado do Dia do Trabalho – 1º de maio – Oferecimento da Petrobras
Das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
Praça da Luz, s/n, Estação da Luz – Acesso pelo Portão A
Emissão de ingressos diretamente na bilheteria e pela internet
