Projeto Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias termina no dia 29/7

Semana ainda tem um baile de gala para pessoas da terceira idade, apresentação do espetáculo Vozes Ancestrais – Cantigas de Vó e show com as Juremas

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, encerra a programação do Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias no próximo sábado, dia 29 de julho. Além disso, até domingo, dia 30, promove um espetáculo musical sobre ancestralidade, recebe o grupo Juremas para um show e realiza um baile para as pessoas da terceira idade. 

Realizado desde o dia 6 de julho, o projeto Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias tem ocupado o Saguão B de quinta a sábado com brincadeiras e jogos lúdicos com o tema da atual exposição temporária do Museu, a Essa nossa canção, que fala sobre a diversidade do português no cancioneiro brasileiro. Desta forma, quem vem participar do Brincadeiras ao Pé do Ouvido é instigado a criar suas próprias músicas, cantar utilizando instrumentos como o pandeiro e até mesmo ouvir o som da própria voz por meio de engenhocas como tubos de papelão. 

As atividades são gratuitas, ocorrem das 10h às 17h e são destinadas a crianças e seus familiares. Há, ainda, oficinas, promovidas às quintas e sextas-feiras em quatro horários: 10h, 11h, 13h30 e 14h30.  

No último dia do projeto, sábado, 29 de julho, haverá uma apresentação musical, também gratuita. O Grupo Bamburá fará uma performance que propõe uma viagem sonora pelo território da música brasileira em sua beleza e diversidade. 

A exposição Essa nossa canção apresenta experiências que ressaltam a riqueza e a diversidade da língua portuguesa em canções de diversos gêneros musicais do país, como o samba, o forró e o piseiro. Um dos destaques é um filme, criado por Sérgio Mekler e Quito Ribeiro, que mostra um recorte de vídeos do YouTube em que pessoas comuns cantam suas músicas favoritas – esta produção dá uma ideia de como os brasileiros, em geral, se apropriam do cancioneiro nacional. 

Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A curadoria é de Carlos Nader e Hermano Vianna, com consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz. 

Outros destaques
A última semana de julho ainda reserva um baile de gala, no dia 27 (quinta-feira), dentro do projeto Falas do Corpo, uma realização da Articulação Social do Museu em parceria com o educador físico Denny Tavares. A festa, voltada principalmente para pessoas 60+, terá início às 14h e vai acontecer no Saguão B do Museu. 

Outro destaque deste período é o espetáculo Vozes Ancestrais – Cantigas de Vó, a quinta atração do Plataforma Conexões, projeto que selecionou dez trabalhos de artistas iniciantes para se apresentarem ao longo do ano no Museu. A performance vai acontecer no sábado, dia 29 de julho, das 12h às 13h, no Saguão Central da Estação da Luz. 

Nesta peça, a atriz e cantora Palomaris, acompanhada por Paulo Souza (violão 7 cordas), Roberta Kelly (percussão orgânica) e DJ HP (toca-discos e sampler), traz no repertório músicas autorais e cantigas populares que evocam a força feminina de nossas ancestrais, entre abolicionistas, quilombolas e lideranças dos povos originários do Brasil. As artistas Ermelinda Yepârio e Sandra Nanayna fazem uma participação especial, em áudio gravado, com uma canção indígena de suas ancestrais.  

No domingo, dia 30 de julho, às 11h, as Juremas mostram o show Tambor de Mulher no Domingo no Museu, projeto que convida grupos que residem longe da Estação da Luz, onde o Museu da Língua Portuguesa está localizado, para prestigiar uma apresentação cultural e visitar a instituição. O público regular do Museu também é convidado a assistir à performance, que vai acontecer no Saguão Central da Estação da Luz. 

SERVIÇO
Mostra temporária Essa nossa canção
Até março de 2024
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet 

Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias
Até 29 de julho
De quinta a sábado, das 10h às 17h
Dia 29 de julho, às 11h, apresentação do grupo Bamburá
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Baile de Gala – Falas do Corpo
Dia 27 de julho (quinta-feira), às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Vozes Ancestrais – Cantigas de Vó – Plataforma Conexões
Dia 29 de julho (sábado), às 12h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis 

Show Tambor de Mulher, das Juremas – Domingo no Museu
Dia 30 de julho (domingo), às 11h
No Saguão Central da Estação da Luz
Grátis  

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support