Programação online e visita especial na Semana da Língua Portuguesa

Entre os dias 3 e 7 de maio, o Museu da Língua Portuguesa realiza uma série de atividades, incluindo lives, exibição de vídeos e visitação especial pré-reabertura

Onde assistir: Facebook | YouTube


O Dia Internacional da Língua Portuguesa, em 5 de maio, será celebrado com uma programação especial do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, ao longo de toda a semana. Serão
cinco dias de atividades gratuitas, de 3 a 7 de maio, incluindo lives e exibição de vídeos. A programação inclui a visita presencial especial à exposição temporária Língua Solta, para um público total de 160 pessoas (10 por vez), com acesso exclusivamente mediante emissão antecipada de ingressos pela internet, em dois lotes: o primeiro liberado na sexta-feira (30/4) e a outra na segunda-feira (3/5), ao meio-dia (acesse aqui).   

Entre as atrações da programação online estão uma aula do músico e ensaísta José Miguel Wisnik, uma performance do músico Tom Zé, um encontro virtual com os escritores Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal), e uma mesa também ao vivo sobre o funk e a literatura, com participação de produtores de conteúdo dos perfis Funkeiros Cults, Se Poema Fosse Funk e Favela Business no Instagram e do coletivo PerifaCon

Há, ainda, a participação dos escritores Geovani Martins e Amara Moira, além da pesquisadora e curadora de Literatura Indígena Julie Dorrico, que conversam com Marcelino Freire sobre os falares do Brasil. Já Linn da Quebrada, Dino D´Santiago e Sara Correia se juntam ao compositor e ativista cultural Vinícius Terra em um bate-papo sobre a música e o videoclipe Meu Bairro, Minha Língua, que terá pré-lançamento durante a programação.

Ao longo da programação, a antropóloga e brincante brasileira Vivian Catenacci convida a contadora de histórias caboverdiana Dulce Sequeira e a cantora e educadora moçambicana Lenna Bahule entram em pílulas em vídeo com repertório de brincadeiras tradicionais, cantadas e ritmadas em língua portuguesa nestes três países. 

No encerramento, a cantora Maria Bethânia, faz a leitura em vídeo “Os Argonautas” de Caetano Veloso, inspirado em Fernando Pessoa, famoso pelos versos “Navegar é preciso / Viver não é preciso”. A programação do dia 5 contará com o ator e MC Eugênio Lima como anfitrião de todas as mesas. Confira abaixo a programação completa.

Nas lives, haverá tradução simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Todos os vídeos exibidos terão legenda. 

VISITA PRESENCIAL
Na Semana da Língua Portuguesa será aberta a visitação especial à exposição temporária de reabertura do Museu, Língua Solta, com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos. Nos dias 4 a 7 de maio, um total de 160 pessoas poderá conferir a mostra em primeira mão, mediante emissão antecipada de ingresso pela internet. As visitas, com até 10 pessoas por horário, acontecerão às 9h30, 10h30, 14h30 e 15h30. 

Os ingressos serão liberados em dois lotes, o primeiro na sexta-feira (30/4) ao meio-dia, e o segundo lote na segunda-feira (3/5) também ao meio-dia, por este link: 

Língua Solta será a primeira exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, com previsão de reabertura no próximo semestre. A exposição é composta por um conjunto de artefatos que ancoram seus significados no uso das palavras, como objetos da arte popular e da arte contemporânea, apresentados de maneira embaralhada, levando o público a pensar nessa divisão e em outros entendimentos possíveis para o mundo. A mostra tem classificação indicativa de 12 anos.

Esta é a quinta edição da programação comemorativa pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa. Desde o ano passado, com as medidas de isolamento social, a programação cultural migrou para o ambiente virtual, que proporcionou também uma conexão mais ampla com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A programação em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa do Museu de 2021 tem como patrocinadores  EDP, Globo e Itaú Unibanco e como apoiadores Sabesp, Instituto EDP, Fundação Calouste Gulbenkian, Comissão Temática de Programação e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa – O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A reconstrução do Museu tem como patrocinador máster a EDP, como patrocinadores Globo, Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela gestão do Museu.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


VISITA ESPECIAL À EXPOSIÇÃO LÍNGUA SOLTA
De 4 a 7 de maio (terça a sexta-feira)
9h30, 10h30, 14h30 e 15h30
Lotação: 10 pessoas por vez
Classificação indicativa: 12 anos
Acesso exclusivamente mediante emissão antecipada de ingresso pela internet, com dia e hora marcados. Não será permitido acesso em dia e horário diferente do agendado.

1º Lote: Disponível na sexta-feira, 30/4, ao meio-dia
2º Lote: Disponível na segunda-feira, 3/5, ao meio dia

Para emissão dos ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/67708


SEGUNDA-FEIRA, 3/5

19h – Abertura – AO VIVO
Com Nuno Rebelo de Souza (EDP), Paulo Jorge Nascimento (Cônsul-geral Portugal, José Pedro Chantre D`Oliveira (Embaixador da República de Cabo Verde no Brasil), Larissa Graça (FRM) e Francisco Ribeiro Telles (secretário executivo CPLP). Mediação: Renata Motta. 

19h30 – Meu Bairro, Minha Língua
Pré-lançamento da música/projeto audiovisual “Meu Bairro, Minha Língua”. Exibição do vídeo-release sobre o processo criativo da canção, (que fará parte do novo acervo do Museu da Língua Portuguesa). Na sequência, o compositor da música e ativista cultural Vinicius Terra conversa sobre o tema e como foi produzir à distância nos primeiros meses da pandemia, com Dino D´Santiago, Linn da Quebrada e Sara Correia (artistas que participaram da canção).

“Meu Bairro, Minha Língua” propõe em seus versos a redescoberta de nossas raízes, heranças culturais e relações históricas, por intermédio de vozes potentes desses artistas de países que falam a língua portuguesa, a partir de seus bairros de origem, em Portugal e Brasil. Além da canção e o videoclipe, o projeto é composto por uma websérie de 8 episódios (disponíveis em youtube.com/viniciusterraBR)

 

TERÇA-FEIRA, 4/5  

19h O Museu da Língua Portuguesa hoje – AO VIVO
Os curadores Isa Grinspum e Hugo Barreto apresentam e conversam sobre a exposição de longa duração do Museu da Língua Portuguesa – o que mudou e o que permaneceu após a reconstrução. Mediação: Marília Bonas.  

19h30 – Praça da Língua
O compositor e pesquisador José Miguel Wisnik apresenta uma aula sobre algumas referências literárias e musicais presentes no espaço Praça da Língua – uma espécie de planetário do idioma, uma das salas preferidas do público no Museu da Língua Portuguesa. Com imagens de Leandro Lima


QUARTA-FEIRA, 5/5, DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ao longo de todo o dia, a data será comemorada com programação online nas redes do Museu da Língua Portuguesa, tendo como anfitrião o ator e MC Eugênio Lima


11h – Nós da língua portuguesa do mundo
Debate entre escritores de diferentes países de língua portuguesa sobre esse idioma que continua se reinventando, em sua imensa diversidade. Convidados: Mia Couto (Mocambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal). Mediação: Roberto Pinho.  

Pílula – Eu de cá e tu de lá:  Exibição de vídeo de brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique. 


13h – Bailão das Letras: o funk e a literatura –
AO VIVO
Criadores de conteúdo no Instagram desafiam os preconceitos contra o funk e mostram sua relação com a literatura no dia a dia. Com Funkeiros Cults (Dayrel Teixeira), Se Poema Fosse Funk (Murilo Lense) e Jeferson Delgado (Favelabusiness) com mediação de Andreza Delgado (PerifaCon).

Pílula –
Eu de cá e tu de lá: Exibição de vídeo com brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique. 

 

15h – As línguas do Brasil – AO VIVO
Neste encontro virtual, os escritores Geovani Martins e Amara Moira, junto com a pesquisadora e curadora de Literatura Indígena Julie Dorrico, falam sobre as variedades, influências e resistências expressas nos falares brasileiros. Mediação: Marcelino Freire

Pílula – Eu de cá e tu de lá: Exibição de vídeo de Brincadeiras com palavras do Brasil, Cabo Verde e Moçambique. 


17h – Língua Solta –
AO VIVO
Os curadores Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes apresentam a exposição temporária Língua Solta, criada para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa.   


17h10 – Performance de Tom Zé – Língua Solta
O compositor Tom Zé realiza uma performance criada com exclusividade a partir do seu olhar sobre a exposição Língua Solta.


18h – Maria Bethânia lê “Os Argonautas”

Encerramento institucional, com Marília Bonas, diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa. Na sequência, para encerrar a programação, em vídeo gravado com exclusividade para o Museu da Língua Portuguesa, a cantora Maria Bethânia lê a canção de Caetano Veloso inspirada no poema de Fernando Pessoa, marcado pelos versos “Navegar é preciso / Viver não é preciso”. 

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support