Psicanalista Miriam Chnaiderman participa do projeto A Palavra no Agora: Conversas no dia 14/12

Bate-papo virtual do dia 14/12, com mediação de Isa Grinspum Ferraz, terá como tema “A CIDADE E O MUSEU: andar olhando e olhar andando” 

Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza, no dia 14 de dezembro, a última edição de 2021 do projeto A Palavra no Agora: Conversas. Com mediação de Isa Grinspum Ferraz, curadora do Museu, o bate-papo virtual pelas redes sociais da instituição terá início às 19h e contará com a presença da psicanalista e documentarista Miriam Chnaiderman.  

No encontro, cujo tema será “A CIDADE E O MUSEU: andar olhando e olhar andando”a conversa pretende abordar de que maneira museus contemporâneos podem funcionar como pontes que unem mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes, ampliando o repertório dos visitantes ao apresentar vivências que não são possíveis em experiências de outras naturezas. Esta maneira de ver os museus vem de encontro aos objetivos do Museu da Língua Portuguesa e também da atual mostra temporária, “Sonhei em português!”, que traz reflexões sobre as migrações do século XXI por meio de obras de arte e de depoimentos de imigrantes que vieram para São Paulo. 

Valendo-se de sua experiência como cineasta – dirigiu filmes como “Dizem que Sou Louco” (1994) e “Artesãos da Morte” (2001) – e escritora – é autora de publicações como “Ensaios de Psicanálise e Semiótica” -, Miriam também comentará como a interação com objetos e instalações audiovisuais em museus e exposições pode fazer com que o visitante se torne protagonista de suas próprias interpretações.  

Realizados pelo Museu da Língua Portuguesa, os  encontros virtuais do A  Palavra no Agora: Conversas promovem debates a respeito de questões contemporâneas que envolvem justamente a língua portuguesa. A transmissão do evento ocorre por meio das redes sociais do museu, como o YouTube e o Facebook. As conversas fazem parte do projeto “A Palavra no Agora”, lançado em julho de 2020, que reúne textos de variados formatos, produzidos por colaboradores de todo o Brasil e disponibilizados gratuitamente em noagora.museudalinguaportuguesa.org.br.   

A série de lives A Palavra no Agora: Conversas tem patrocínio do Itaú Unibanco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.     

A Temporada 2021 do Museu conta com patrocínio do Grupo Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, escritório Mattos Filho, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.   

A exposição temporária “Sonhei em português!”, em cartaz até junho de 2022, conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do escritório Mattos Filho, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.   

Serviço
A Palavra no Agora: Conversas, com Miriam Chnaiderman 
Dia 14 de dezembro, às 19h
No YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa
Grátis 

Exposição temporária “Sonhei em português!”
Até junho de 2022
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia)
Grátis aos sábados
Grátis para crianças até 7 anos
Ingressos na bilheteria ou pela internet 

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support