2º Festival “Que Bom Retiro”

O Museu da Língua Portuguesa participou do 2º Festival “Que Bom Retiro”. Atividades no saguão da Estação da Luz celebraram as origens e influências da língua portuguesa.

Período: 18 a 22/10/2017

O festival na região do Bom Retiro e da Luz proporcionou jogos, oficinas, sarau e outras atividades, estimulando a comunidade a vivenciar o espaço público e conviver com grupos diversos.

Mobilizado pela Rede Social Luz – Bom Retiro, que integra mais de 20 organizações – entre eles serviços sociais, organizações e instituições culturais públicas e privadas, coletivos migrantes e urbanísticos –, o festival pretendeu fortalecer as redes de trocas e convivência, além de ser um momento de reflexão sobre a complexidade do Bom Retiro e os caminhos que a comunidade deseja traçar para seu bairro. Mais de 30 ações, em diversos locais do bairro, em temas como gastronomia, leitura, arte, cultura, economia solidária, comunicação, história, educação e infância integraram o Festival.

No saguão da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa promoveu atividades lúdicas que mostraram como as trocas culturais construíram a língua portuguesa. Entre elas, o quebra-cabeças “piquenique de palavras” – que mostra a origem dos nomes dos alimentos e evidencia as influências trazidas pelos imigrantes que chegaram a São Paulo – e Tupituba, com a influência indígena na formação da língua portuguesa. O espaço também exibiu informações sobre o Museu e sua reconstrução.

 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support