Programa Educativo Escola, Museu e Território

Enquanto as obras de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa entravam em sua fase final, o programa educativo “Escola, Museu e Território” ocupou a Estação da Luz ao longo do segundo semestre de 2019, com um conjunto de ações que propunham reconstruir os diálogos com a vizinhança.

Período – 30/8/2019 a 30/11/2019

As atividades foram pensadas  a partir do mapeamento de uma rede de 23 instituições de educação e 25 de cultura da região do Bom Retiro e Luz, além de parcerias com a Administração Pública.

Mais de 4,7 mil pessoas foram atendidas durante o programa, que aconteceu quinzenalmente às sextas-feiras, e uma vez por mês aos sábados. Entre 30 de agosto e 30 de novembro, a programação investigou os papéis e influências da escola dentro do território e buscou  outras formas de atuação do museu na promoção de acesso à cultura. Entre as ações, a Mostra Imaginação (para estudantes entre 4 e 7 anos), Mostra Eu, o outro e nós (8 a 10 anos) e a Mostra Comunicação (11 a 14 anos) apresentaram atividades para incentivar o processo de alfabetização, refletir sobre identidade a partir das relações sociais, históricas e culturais do bairro e valorizar a percepção da língua como possibilidade de expressão sobre o mundo

A visita encenada às obras de reconstrução, um Clube de Leitura e um Clube de Cinema contemplando também os usuários da Estação e a população em geral.  O programa contou ainda com formação para professores abordando temas como território educativo e cultural e esse processo de troca com os educadores resultará no primeiro material educativo do museu para sua reabertura.

O programa educativo “Escola, Museu e Território” estabeleceu as bases para um relacionamento duradouro e contínuo do Museu da Língua Portuguesa com a sua vizinhança a partir de sua reabertura, em junho de 2020.

O Programa Educativo – Escola, Museu e Território é uma iniciativa do Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e tem como patrocinadores a EDP e o Grupo Globo, com apoio da CPTM, do Itaú Social e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support