Museu da Língua Portuguesa apresenta encontro de poesia na FLUP

Evento de ‘slam’ será realizado na abertura do Rio Poetry Slam, no próximo dia 10, na FLUP – Festa Literária das Periferias, no Vidigal

A língua falada, cantada e recriada nas ruas vai ser celebrada no Rio Poetry Slam, campeonato de poesia que acontece durante a Flup – Festa Literária das Periferias, de 10 a 15 de novembro, no Vidigal (Rio de Janeiro). O Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução, apoia a iniciativa e é co-realizador do encontro de poetas do Brasil, Angola e Portugal. O encontro, que recebeu o nome de “Sarall”, acontece no dia 10, na abertura do Rio Poetry Slam, no galpão da ONG Horizonte. Primeiro encontro de saraus e slams de língua portuguesa, o evento vai reunir 15 poetas, artistas e escritores, como Alessandro Buzo, do Sarau Suburbano de São Paulo, a poeta e escritora angolana Bel Neto e o músico português José Anjos. A apresentação do Sarall será feita pelo ator Marcelo Mello, também poeta, cineasta e ativo participante da cena artística do Vidigal.
O Rio Poetry Slam é o maior evento de poesia falada da América Latina. “Teremos uma diversidade de vozes, com mulheres negras e periféricas; trans; homens”, adianta a curadora do Rio Poetry Slam, Roberta Estrela d’Alva, diretora do premiado filme “Slam: Uma voz de levante”. “É um encontro da diversidade poética, popularizando a poesia que foi tida como acadêmica, e dando voz à comunidade.”
“O Museu da Língua Portuguesa celebra a nossa língua, que é criada e recriada, suas múltiplas identidades, sotaques, diferentes apropriações e formas de expressão. A Flup e o Rio Poetry Slam promovem uma experiência concreta dessa permanente recriação, ao combinar diversidade de vozes, literatura e oralidade. É importante para o museu, durante a reconstrução de sua sede, participar de encontros como esse. Para nós é uma rica oportunidade de revisitar o acervo do museu, que está em permanente mutação”, diz a gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco.

Com curadoria de Júlio Ludemir, em cinco edições a FLUP – Festa Literária das Periferias consolidou-se na agenda da cidade do Rio de Janeiro como um festival que reúne artistas e escritores do mundo inteiro para debater, experimentar, produzir e ampliar o poder da leitura. Em 2017, o evento ocupa o Morro do Vidigal com convidados como Renato Aragão, Cacá Diegues, Paulo Lins e Djamila Ribeiro.
Nesta edição, a FLUP homenageia o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, autor de teatro, televisão, cinema, jornalismo e crítica cultural. Veja a programação completa em https://flup.net.br/
“O Sarall na prática contará a história do spoken word (poesia falada) no Brasil, com uma curadoria que contempla nomes que vão de veteranos a jovens”, define Júlio Ludemir.

Museu está em reconstrução

O Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo, foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e está em reconstrução. Atualmente, está sendo finalizada a primeira etapa da obra: o restauro da fachada e das esquadrias. Em paralelo, foi iniciada a segunda etapa: reconstrução da cobertura do edifício. A previsão de inauguração é 2019. Durante a reconstrução, o acervo do Museu, o patrimônio imaterial da língua portuguesa, continua sendo celebrado por meio de atividades culturais e educativas, como as realizadas na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em agosto; na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em julho; na celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, em maio de 2017, e no Festival Que Bom Retiro, os dois últimos no saguão da Estação da Luz.
Primeiro museu totalmente dedicado a um idioma, o Museu recebeu cerca de 4 milhões de visitantes em 10 anos de funcionamento (2006-2015), em São Paulo. Sua concepção celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação conduziam os visitantes a um mergulho na história da língua portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo e Grupo Itaú e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Serviço:
SARALL – Abertura da Flup – Festa Literária das Periferias
Sexta-feira, dia 10 de novembro, às 20h30
Av. Presidente João Goulart, 290, Vidigal
Grátis

Participantes do Sarall:

Adrian Neves / Pará. Adrian é poeta do Slam Dandaras do Norte, batalha de poesias realizada só por mulheres e para mulheres em Belém do Pará.

Bel Neto / Angola. Bel Neto nasceu em Luanda e é membro do Movimento Berço Literário. Escreve contos, poesias infantis, spoken word, comédia, romance e tem textos adaptados em peças teatrais. Participou no primeiro Luanda SLAM e ficou em terceiro lugar na segunda edição.

Beto Belinatti / São Paulo. Ator, poeta e professor, Beto Belinatti é fundador do Slam da Roça, primeiro slam de Franco da Rocha, região periférica da cidade de SP. É conhecido na cena slam por performances que utilizam, além da palavra, técnicas corporais advindas da sua experiência como ator.

Bruno Negrão / Rio Grande do Sul. Bruno é poeta e um dos nomes mais representativos da cena atual do Rio Grande do Sul. Foi campeão do Slam Peleia, pioneiro no estado.

Edson Santos (Edinho) e Erika Moura / São Paulo. Edinho e Erika fazem parte do Slam do Corpo, primeiro slam entre surdos e ouvintes da América Latina, que busca criar uma linguagem mestiça entre a LIBRAS (língua brasileira de sinais) e o português.

José Anjos / Portugal. José Anjos é escritor e músico. Gosta de imitar gaivotas com o seu gato na praia e de dançar como um panda sem pescoço. O seu lema é: “memento mori”, ou “um pires de tremoços”, ainda não decidiu. Em 2015, publicou o seu primeiro livro de poesias: “Manual de Instruções para Desaparecer”.

Juh França / Bahia. Juh França é poeta de Salvador. Ela é fundadora do coletivo Zeferinas e atual campeã do Slam da Onça, primeiro slam do estado da Bahia.

Kimani / São Paulo. Poeta e cantora, Kimani é uma das principais revelações da cena atual de poetry slam de São Paulo. Ela traz temáticas da política atual misturadas com humor e ironia.

Letícia Brito / Rio de Janeiro. Letícia Brito é poeta e se dedica ao Spoken Word e às microrrevoluções político-sociais onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma. Como produtora da cena carioca de poesia, já realizou os slams e saraus Mulherau, Pizzarau, Batalha da Pizza e Tagarela. Atualmente integra a produção e realização do Slam das Minas RJ.

Leyd Monteiro / Rio de Janeiro. Representando a nova geração de poetas de slam do Rio de Janeiro, Leyd foi a campeã do II Slam Colegial, slam realizado pela FLUP nos colégios estaduais da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Lucas Jaques / Espírito Santo. Lucas Jaques é poeta e organizador do Slam Artevista, um dos primeiros do Espírito Santo.

Luiz do Sol / Ceará. Poeta e performer transexual, Luiz do Sol criou o Slam da Quentura, primeiro slam do estado do Ceará, que acontece na cidade de Sobral.

MC Martina / Rio de Janeiro. MC Martina é rapper, poeta e ativista do Complexo do Alemão. Fundadora do coletivo Poetas Favelados e do Slam Laje, é uma das principais vozes da cena no Rio de Janeiro.

Pietá / Minas Gerais. Poeta de Minas Gerais, Pietá é poeta ativista feminista da cena de slams de Minas Gerais. Foi vencedora do Slam das Manas 2017 e está na final do Slam MG.

WJ / Rio de Janeiro. Rapper e poeta, WJ ficou nacionalmente conhecido depois de postar uma de suas performances poéticas nas redes sociais. Seu vídeo já tem mais de 1 milhão de visualizações.

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support