Evento, que acontece no dia 23 de novembro, das 15h00 às 17h00, discutirá a formação e profissionalização do Educador em Museus
O Museu da Língua Portuguesa – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – por meio do seu Centro de Referência de Educação em Museus, realizará, no próximo dia 23 de novembro, o segundo encontro para discutir do papel do Educador das instituições museológicas. Com o tema “Educador em museus – profissionalização?”, a mesa redonda acontecerá no Auditório do Museu do Futebol, com entrada gratuita.
Assim como no primeiro encontro de 27/10, profissionais da área de educação museológica debaterão com o público sobre a profissionalização e a formação do Educador em museus, no auditório do Museu do Futebol, localizado na Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP, das 15h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail centro@museulp.org.br.
Participarão do encontro, Amanda Cuesta, Educadora e Supervisora de Ações Educativas; Camilo Vasconcellos, docente do MAE – USP e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Museologia da USP; e Neide A. de Almeida, Coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil e docente e pesquisadora em leitura e literatura do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário.
Para estacionar na Praça Charles Miller, onde está localizado o Museu do Futebol, é necessário o uso de Zona Azul. Atualmente é possível comprar Zona Azul por meio de aplicativos para smartphones, evitando assim a compra de folhas a preços não oficiais. Mais informações sobre o Zona Azul Digital podem ser adquiridas no site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
SERVIÇO:
Mesa Redonda “Educador em museus – profissionalização?”
Dia: 23 de novembro de 2016 – quarta-feira
Horário: 15h00 às 17h00
Local: Auditório do Museu do Futebol – Praça Charles Miller S/N
Estádio do Pacaembu – São Paulo, SP
Inscrições: centro@museulp.org.br
VAGAS DISPONÍVEIS: 160 LUGARES + 4 CADEIRANTES
Entrada gratuita
Sobre o Museu da Língua Portuguesa
As instalações do Museu da Língua Portuguesa foram atingidas por um incêndio de grandes proporções no dia 21 de dezembro de 2015, o que obrigou o fechamento do espaço para a visitação pública. Entretanto, a instituição continua viva, promovendo ações educativas e exposições itinerantes.
Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil, com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa no menor prazo possível. Com esse mesmo objetivo, em 21 de março, o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho deram início a uma articulação junto à iniciativa privada para formar uma aliança solidária em apoio à reconstrução e restauro das áreas afetadas pelo incêndio, contemplando, também, atualizações da concepção curatorial, expográfica e do projeto de acessibilidade.
Ainda no âmbito do convênio firmado, foram realizadas ações emergenciais no prédio histórico da Estação da Luz, onde o Museu funciona, a fim de preservar o conjunto arquitetônico protegendo das chuvas e retirando os escombros para liberar os espaços para os trabalhos de restauro e recuperação.
Sobre o Centro de Referência de Educação em Museus
Centro de Referência de Educação em Museus do Museu da língua Portuguesa é a área do Museu responsável em promover a troca de experiências de projetos e ações educativas bem-sucedidos, em museus brasileiros e em outras instituições culturais, afim de auxiliar na formação continuada e na profissionalização daqueles que atuam como mediadores culturais.
Anualmente o Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, lança publicações com textos produzidos por visitantes convidados pelo Museu e outros profissionais da área de Educação em Museus.
Informações à imprensa
Museu da Língua Portuguesa
Carolina Bianchi (11) 3664-3852|carolina.bianchi@idbr.org.br
Mais informações à imprensa
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br