Saiba como se inscrever para o terceiro encontro do ciclo Museus, língua e preservação 

Debate intitulado Língua, música e memória vai acontecer no dia 28 de agosto em formato virtual e gratuito, pelo Zoom    

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, realiza, no dia 28 de agosto (segunda-feira), o terceiro encontro do ciclo Museus, língua e preservação. Intitulada Língua, música e memória, a discussão vai acontecer, gratuita e virtualmente, pelo Zoom, das 15h às 17h. As inscrições já estão abertas pela plataforma Sympla.  

Cantigas de ninar, músicas populares ou hinos, sejam eles nacionais, de movimentos sociais ou até mesmo de clubes de futebol, têm sido transmitidos, de geração em geração, ao longo dos séculos. Propagam, assim, visões de mundo e anseios de uma população por meio da música. 

A ideia do debate Língua, música e memória é justamente apontar de que forma as músicas podem ser ferramentas de articulação de conhecimentos e construção de memória e identidades. Somado a essa questão, buscará apresentar o papel dos museus ao pensar em preservação de fenômenos efêmeros e fortemente ligados ao seu contexto de existência. 

Participam do encontro Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba (RJ), doutora em Psicologia Social e mestre em Bens Culturais, e Pedro Acosta, doutor em Música, presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia e produtor cultural. 

O assunto do terceiro encontro do ciclo Museus, língua e preservação dialoga com o tema da atual mostra temporária do Museu da Língua Portuguesa. Intitulada Essa nossa canção, a exposição aborda o elo profundo entre o português e a canção popular brasileira. 

Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria especial de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, Essa nossa canção aborda a riqueza e a diversidade da língua portuguesa na canção popular do Brasil, que se faz presente por meio de diversos gêneros musicais, como o samba, o forró, o rock e a bossa nova.   

A exposição temporária Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.    

O ciclo de encontro Museus, língua e preservação é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, em parceria com o ICOM (Conselho Internacional de Museus). O projeto visa debater o desafio de preservar, pesquisar, comunicar e articular o repertório patrimonial da língua portuguesa, contemplando a sua dinamicidade e a encarando como um elemento estruturador de identidades culturais, ao mesmo tempo que sua diversidade deve ser celebrada. 

SERVIÇO   
Língua, música e memória – 3º encontro do Polo de discussões Museus, língua e preservação  
Dia 28 de agosto, das 15h às 17h 
Pelo Zoom (o link será enviado após a inscrição) 
Inscrição gratuita pelo Sympla – 100 vagas
Grátis (uma lista de presença será compartilhada durante a realização do evento; haverá emissão de certificado de participação)  

Exposição temporária Essa nossa canção
Até março de 2023  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)  
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos                 
Grátis aos sábados         
Acesso pelo Portão A                 
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet                 

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support