Instalação no Saguão B convida o público a soltar a voz e cantar suas músicas preferidas do cancioneiro brasileiro em um mini palco
Depois de passar as últimas semanas alegrando quem transita pela Estação da Luz, no centro de São Paulo, o Karaokê Infinito do Museu da Língua Portuguesa está encerrando sua temporada. A instalação fica em cartaz até o dia 23 de março no Saguão B do Museu, das 10h às 17h, com uso gratuito – basta chegar, escolher uma música e soltar a voz no microfone. A experiência está conectada à exposição temporária Essa nossa canção, que se encerra no dia 24 de março. O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Criada pela artista visual gaúcha Manuela Eichner, o Karaokê Infinito proporciona um cenário lúdico, colorido e luminoso para que cada “cantor” e “cantora” possa se sentir como em um palco. Os trabalhos de Manuela Eichner buscam ocupar e transformar os espaços de arte por meio de práticas imersivas, ultrapassando os limites dos suportes e promovendo uma experiência coletiva. Ao longo de sua trajetória, ela já participou de programas artísticos em diversas cidades, como o Arte Pará em Belém, o ZK/U em Berlim e o AnnexB em Nova York.
A instalação dialoga com a exposição temporária Essa nossa canção, que aborda a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil através de músicas de diversos gêneros, como piseiro, funk, axé music, forró, samba e bossa nova, entre outros, de artistas que vão de Lia de Itamaracá a MC Marcelly e Mano Brown, em experiências imersivas e audiovisuais. No Karaokê Infinito, inclusive, muitas das faixas presentes na mostra, como Garota de Ipanema (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) e Flor e o Beija-Flor (Marília Mendonça/Juliano Tchula), podem ser escolhidas para serem cantadas.
Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A exposição ficará em cartaz até o fim de março.
SERVIÇO
Karaokê Infinito
Até 23 de março, de terça a sábado, das 10h às 17h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet