Brincadeiras, cortejos, oficinas e visitas mediadas vão acontecer no Museu da Língua Portuguesa, no edifício Pina Contemporânea e no Parque Jardim da Luz no dia 11 de outubro
Cortejos musicais, oficinas, visitas mediadas e muitas brincadeiras vão se espalhar pela Praça da Luz, no centro histórico da capital paulista, no dia 11 de outubro (sábado). No Festival Dia das Crianças de 2025 do Museu da Língua Portuguesa, atividades também vão acontecer no Parque Jardim da Luz e na Pinacoteca de São Paulo – no edifício Pina Contemporânea -, parceiros desta programação especial para as crianças e suas famílias. Localizado no histórico prédio da Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Como o evento vai se desenrolar das 10h às 17h, a ideia é que o público passe o dia todo nesses três espaços da cidade de São Paulo. O melhor é que não precisa pagar nada para prestigiar as atrações.
A programação tem início às 10h com uma visita mediada pela exposição principal do Museu da Língua Portuguesa. Nesta ação, o Núcleo Educativo prepara um passeio especialmente para o público infantil que percorrerá experiências e instalações que abordam a diversidade do português falado no Brasil. Entre elas, a linha do tempo Português do Brasil, que narra a história da nossa língua desde o Império Romano até os dias atuais. O grupo, de até 20 pessoas, é formado no Pátio A, perto da bilheteria, 15 minutos antes do início do passeio.
Será que dá samba uma reunião de palhaços que tocam pandeiro, cavaco e outros instrumentos em um picadeiro? Para saber a resposta, a dica é prestigiar o Cortejo do Sambalhaço, às 10h30. O ponto de partida desta apresentação, que mescla música ao vivo, improvisação e interação, será no Pátio A do Museu da Língua Portuguesa.
Das 11h às 13h, no Parque Jardim da Luz, acontece a oficina DePara Mirim, realizada pelo Centro de Referência do Museu. Nela, serão oferecidos às crianças papéis, canetinhas e canetões para que elas possam escrever e desenhar livremente. A ideia é criar um mural coletivo com mensagens, palavras e expressões definidas por quem participar da atividade.
Também a partir das 11h, mas terminando às 14h, no Parque Jardim da Luz, o Núcleo Educativo do Museu realiza a Estação Imaginação. As crianças, acompanhadas de seus responsáveis, serão convidadas a perambular pelo parque. O objetivo é que elas desenhem ou escrevam as percepções que terão a partir do passeio pelo parque público mais antigo da cidade de São Paulo – ele foi aberto em 1825. Serão entregues materiais como giz de cera, lápis de cor, massa de modelar e cadernos com provocações poéticas.
Nos ateliês da Pina Contemporânea, que ficam colados ao Parque Jardim da Luz, o Núcleo Educativo da instituição promoverá a visita mediada Caça ao Tesouro, às 11h. Nela, o público participante poderá conhecer o edifício da Pina Contemporânea de um jeito bem divertido e curioso. O grupo de até 20 pessoas a partir de 7 anos, e seus responsáveis, será formado 30 minutos antes do início do passeio.
Logo após o horário do almoço, às 14h, os ateliês do edifício Pina Contemporânea recebem a Experimenta!, uma oficina de atividades plásticas e artísticas que proporciona interação entre crianças e suas famílias. A capacidade máxima é de 20 participantes a partir de 7 anos e seus responsáveis.
Para encerrar o Festival Dia das Crianças 2025, a Pia Fraus invadirá o Parque Jardim da Luz, às 14h, com o Cortejo Animado. Acompanhada de uma banda, a companhia vai levar ao espaço a magia dos bonecos, criados pelo grupo ao longo dos 40 anos de sua história.
Ao longo de todo o dia, das 10h às 17h, a Madri Recreações oferecerá brincadeiras tradicionais, como amarelinha, pescaria e bambolês, no Parque Jardim da Luz. Para se divertir com esses jogos, não precisa reservar ingresso. Só chegar e começar a brincar.
Completam o Festival as visitas gratuitas ao Museu da Língua Portuguesa, à Pina Luz e à Pina Contemporânea.
SERVIÇO
Festival Dia das Crianças 2025 do Museu da Língua Portuguesa
Dia 11 de outubro, das 10h às 17h
No Museu da Língua Portuguesa, Pina Contemporânea e Parque Jardim da Luz (Praça da Luz, s/n, Luz, centro histórico de São Paulo)
Grátis
Visita mediada à exposição do Museu da Língua Portuguesa
Das 10h às 11h
No Pátio A do Museu (grupo de no máximo 20 pessoas é formado 15 minutos antes do passeio)
Cortejo do Sambalhaço
Das 10h30 às 11h30
Ponto de encontro no Pátio A do Museu da Língua Portuguesa
Oficina DePara Mirim
Das 11h às 13h
No Parque Jardim da Luz
Atividade Estação da Imaginação
Das 11h às 14h
No Parque Jardim da Luz
Visita mediada Caça ao Tesouro
Das 11h às 12h
Nos ateliês da Pina Contemporânea (grupo de no máximo 20 pessoas é formado 30 minutos antes do início do passeio)
Oficina Experimenta!
Das 14h às 15h30
Nos ateliês da Pina Contemporânea (capacidade máxima de 20 pessoas)
Cortejo Animado, com cia. Pia Fraus
Das 14h às 15h
No Parque Jardim da Luz
Livre Brincar, com Madri Recreações
Das 10h às 17h
No Parque Jardim da Luz