Visita virtual pela exposição temporária “Língua Solta” no dia 16/9; mostra fica em cartaz até 3/10

O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza uma visita virtual pela exposição temporária “Língua Solta”, que fica em cartaz na instituição cultural até o dia 3 de outubro. Trata-se de uma bela oportunidade para conhecer detalhes da mostra, a primeira temporária realizada pelo Museu após a sua reabertura, em 31 de julho.

Liderada pelos curadores da mostra, Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, a visita virtual estará disponível a partir das 19h desta quinta-feira, dia 16 de setembro, nas redes sociais (Facebook, YouTube e TikTok) do museu.

“Língua Solta” agrupa um conjunto de imagens, pinturas e outros artefatos que ancoram seus significados no uso das palavras. “Reunimos objetos tanto da arte contemporânea quanto daquilo que não é considerado desse campo”, diz Moacir dos Anjos, durante o tour, que tem início na área onde estão enfileirados quatro estandartes de maracatu da zona da mata de Pernambuco.

Em seguida, ele e Fabiana caminham por outras áreas do pavimento, onde 180 peças das chamadas arte erudita e popular são exibidas intencionalmente de maneira embaralhada. Assim, trabalhos de nomes conhecidos como Leonilson, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade, Arthur Bispo do Rosário, Cinthia Marcelle e Emmanuel Nassar ganham destaque na apresentação dos curadores, que, claro, não deixam de mencionar e enaltecer outras manifestações artísticas e culturais, encontradas, por exemplo, em panos de prato ou placas de venda de produtos como picolé.

Como diz o próprio Moacir no vídeo, “a língua está em toda parte de nossa vida”. “E esta língua é indígena, negra, portuguesa, brasileira”, completa Fabiana.

A mostra “Língua Solta” fica em cartaz até 3 de outubro. Para visitar a exposição temporária e também a principal, localizada no segundo e terceiro andares do Museu da Língua Portuguesa, é preciso reservar e comprar o ingresso pela internet.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa:
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A EDP é patrocinadora máster e os patrocinadores são Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.

A exposição temporária “Língua Solta”, em cartaz até 03/10, conta com os mesmos parceiros da reconstrução do Museu.

A Temporada 2021 do Museu da Língua conta com patrocínio da Volvo e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Mattos Filho Advogados, Faber-Castell, Verde Asset Management e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Visita virtual pela exposição “Língua Solta”
Quinta-feira, dia 16 de setembro, às 19h
Grátis (classificação indicativa 12 anos)
Pelo FacebookYouTube e TikTok do Museu da Língua Portuguesa