Gilberto Freyre – Intérprete do Brasil

Foto em preto e branco de Gilberto Freyre

"O saber deve ser como um rio, cujas águas doces, grossas, copiosas, transbordem do indivíduo e se espraiem, estancando a sede dos outros. Sem um fim social, o saber será a maior das futilidades."

(Gilberto Freyre)

Gilberto Freyre – Intérprete do Brasil foi a mostra do Museu da Língua Portuguesa em homenagem ao escritor e cientista político.

Nascido em 1900, no Recife, Freyre foi um dos precursores do conceito de patrimônio imaterial.

Estudou Ciências Sociais e Artes nos Estados Unidos, mas mantinha uma ligação muito forte com Pernambuco. Em especial, pelas cidades de Olinda e Recife.

A exposição contava com múltiplas linguagens. Entre elas, estavam palavras, imagens, desenhos, fotografias e documentos que revelavam a importância do escritor na análise da sociedade brasileira.

Tendo Júlia Peregrino como curadora e cenografia de André Cortez, a mostra contava, também, com 27 quadros feitos por Gilberto Freyre e que revelavam um dom pouco conhecido do escritor: a pintura. Entre os muitos temas retratados, estão religiosidade e a vida no engenho.

Surpresa para muitos, a exposição exibiu o primeiro desenho de Gilberto Freyre: um frade feito a lápis quando o escritor tinha apenas seis anos de idade.

Além dos quadros, a mostra revelava, também, objetos de pesquisa inéditos para produção de alguns de seus livros, como Casa Grande & Senzala, Ordem e Progresso e Açúcar.

Referência nos anos 40 e 50, Freyre foi intensamente criticado por acadêmicos e intelectuais nas décadas de 60 e 70.

A mostra foi uma oportunidade de aproximar os mais jovens de sua fascinante obra de vida.

Curiosidades

Freyre foi Doutor em universidades de cinco países diferentes;
Recebeu o título de “Sir” da Rainha Elizabeth II (Cavaleiro do Império Britânico);
Fez carreira de artista plástico, jornalista e cartunista.
Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support