O Francês no Brasil em Todos os Sentidos

Como parte dos eventos que comemoraram o Ano da França no Brasil, a mostra “O Francês no Brasil em Todos os Sentidos” foi a quinta a ocupar o espaço de exposições temporárias no Museu da Língua Portuguesa. Nos mais variados aspectos, ela enfatizava os encontros entre as culturas francesa e brasileira.

Por meio da cenografia, que imitava uma cidade em diversos espaços, o visitante podia descobrir curiosidades como os nomes dos passos de balé que têm origem francesa. Da mesma forma, a tão conhecida quadrilha, parte fundamental na cultura popular aqui no Brasil, é uma dança típica da França, famosa nos palácios e mansões da corte.

Na virada do século XIX para o XX, os acadêmicos se correspondiam por meio de cartas, e a língua usada era o francês, como as cartas entre o escritor Victor Hugo e o poeta Castro Alves.

Palco de conquistas, na França, as praças representaram espaços de lutas no período da Revolução Francesa na busca pela democracia.

Mais que a celebração de duas culturas e seus encontros, a exposição procurou mostrar, a brasileiros e franceses, o quanto suas culturas têm em comum.

Curiosidades

Na França, a expressão “sair à francesa” é conhecida como “sair à inglesa”;
A França é o país mais visitado do mundo;
O autêntico champanhe é produzido na região de Champanhe-Ardenne.
Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support