Museu promove debate sobre os usos possíveis dos acervos dedicados a línguas

Promovido pelo Centro de Referência da instituição, encontro terá a participação da antropóloga e gestora científica Chang Whan e do linguista Jorge Domingues Lopes; atividade gratuita acontecerá virtualmente no dia 18 de agosto 

O terceiro encontro do ciclo Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas, promovido pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, vai acontecer no dia 18 de agosto, às 15h, pelo Zoom. A última atividade do ciclo iniciado em abril vai abordar os possíveis usos dos acervos, considerando a potencialidade de sua função social. A inscrição, gratuita, deve ser feita pelo Sympla – haverá certificado de participação. 

De que maneira os acervos podem ser trabalhados com o público não especialista no assunto e como tais dados podem ser compartilhados? Estas são algumas das perguntas que os convidados deverão debater. Participarão do terceiro encontro a antropóloga e gestora científica Chang Whan (Unesco e Museu do Índio) e o linguista Jorge Domingues Lopes (UFPA). Os dois apresentarão as pesquisas que desenvolvem acerca da difusão e circulação de documentação linguística.  

As professoras Márcia Vieira e Juliana Bertucci também vão estar presentes no encontro. As duas mostrarão o projeto Plataforma da Diversidade Linguística Brasileira, sob o escopo da Abralin (Associação Brasileira de Linguística).  

Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas: usos possíveis faz parte do ciclo intitulado Formação de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos, realizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa em parceria com a Abralin, via o projeto Plataforma da Diversidade Brasileira. 

Em 28 de abril, aconteceu o primeiro encontro (Formação de acervos dedicados a línguas: coleta e registro). O segundo (Formação de acervos dedicados a línguas: tratamento da informação e salvaguarda) foi realizado em 30 de junho. Os vídeos desses encontros estão disponíveis no YouTube do Museu da Língua Portuguesa (o vídeo do terceiro encontro estará disponível após a sua realização). 

SERVIÇO
Formação de acervos dedicados a línguas: usos possíveis (terceiro encontro do ciclo Formação de tratamentos de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos)
Dia 18 de agosto, das 15h às 16h30
Pelo Zoom (o link será enviado após a inscrição)
Inscrição via Sympla 

Museu da Língua Portuguesa  
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo 
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)      
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)      
Grátis para crianças até 7 anos      
Grátis aos sábados      
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)      
Ingressos na bilheteria ou pela internet      
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78    

Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support